Prefeito Jones Cavaglieri prestigia evento em comemoração ao Dia Mundial da Água
Na manhã desta quarta-feira (22/03), o prefeito Jones Cavaglieri na companhia dos Secretários Renato Pereira Sobrinho (Agricultura) e Wagner José Elias Carmo (Meio Ambiente), esteve presente na praça São João Batista (Matriz) para prestigiar o evento de abertura em comemoração ao Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1993 e comemorado no dia 22 de março de cada ano.
Também compareceram no local escoteiros do 25º Grupo Jequitibá, alunos das escolas EMEF Abílio Correa de Amorim e EMEF Placidino Passos, além de servidores das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.
Durante o evento os alunos eram instruídos pelos servidores com aulas educativas em maquetes, pinturas, jogos e contação de histórias sobre a importância em se preservar a água. Uma grande tenda também foi montada para a distribuição de panfletos informativos e peças ilustrativas.
Jones deu entrevista para as rádios locais e comentou sobre a importância em alertar a população em preservar a água. “É um grande evento em função do que vivemos no mundo inteiro. Ano passado aqui em Aracruz, por exemplo, tivemos uma experiência ruim com racionamentos devido à estiagem, por isso é fundamental conscientizarmos as pessoas, principalmente nossos alunos, em preservar esse recurso finito”, frisou.
Ainda segundo o prefeito, os moradores devem se conscientizar quanto ao bom uso da água em suas casas, e os produtores rurais, cuidar das nascentes e rios. “Nós, representantes do poder público, devemos levar essas informações às pessoas, às escolas e produtores rurais, formando uma parceria para que todos colaborem”, comenta.
Construção de Barragens
Um outro ponto mencionado pelo chefe do executivo municipal foi sobre a construção de uma barragem no distrito de Guaraná para ajudar a população local. “Em Guaraná era feito uma captação junto ao rio Araraquara, que hoje não mais oferece as mesmas condições. Por isso começamos a construir nesta terça-feira (21/03) uma barragem no local para captar 80 mil metros cúbicos de água”, explica.
Já na sede no município um projeto do executivo será elaborado para a construção de uma outra barragem próxima à pedreira onde deverá ser acumulado 1,5 milhão de metros cúbicos de água em aproximadamente 70 hectares de lâmina d'Água para os próximos 30 anos, além de dar suporte à cidade em caso de estiagem por até 4 meses.
A programação continua com um ciclo de palestras a partir das 18h30 no SESC Aracruz , Centro. Os temas a serem apresentados serão: “Regulamentações que tratam o uso da água”, por Mariza Giacomin Lozer; Case: “Experiência do Produtor Rural na conservação do solo e água”, com o palestrante: Cesar Selvatice e “Rios da Terra”, por Henrique Lobo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento