Prefeitura inicia barragem para armazenamento de água na comunidade de Guaraná
No dia em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou a construção de uma barragem no distrito de Guaraná, localizada na propriedade do senhor Miguel Frigini. A bacia de acumulação desta represa será de 3.50 ha com capacidade de armazenamento de 80.000 m³ de água.
Segundo o Secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho, a barragem será fundamental para levar água para toda a população de Guaraná. “O distrito sofre com a falta d’água, já que o abastecimento das casas funcionava em sistema de rodízio devido ao grande período de estiagem que afeta nosso município”, comenta.
Também de acordo com o secretário, além das barragens que a SEMAG projeta fazer, a equipe da secretaria possui projetos de proteção de nascentes, reflorestamentos, construção de caixas secas, dentre outras atividades que visam à proteção do meio ambiente, diminuindo o impacto da estiagem que castiga o homem do campo e no meio urbano.
Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, a construção da barragem no distrito de Guaraná será importante para a população. “Em Guaraná era feito uma captação junto ao rio Araraquara, que hoje não oferece mais as mesmas condições. Por isso começamos a construção da barragem no local”, explica.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028