Aracruz reúne proposta para enviar à Conferência Nacional de Saúde das Mulheres
Aconteceu na tarde desta terça-feira (28), no CISA, a etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. O evento teve como tema a “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. O objetivo foi propor argumentos e diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Durante o encontro, que aconteceu em seção aberta na reunião do Conselho de Saúde, foram abordados os principais eixos sobre a saúde da mulher e escolhidos os representantes do município para as etapas regionais e nacional. Na conferência foi eleito um conjunto de possíveis delegados com direito a voto.
Na ocasião foi discutido o eixo principal: “A implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PNAISM) e as políticas de equidade das populações”.
Dentro dos princípios e diretrizes do PNAISM, as mulheres são a maioria da população brasileira e as principais usuárias do SUS, expostas a padrões distintos de sofrimento, adoecimento e morte, em função da organização social das relações de gênero, considerando as diversidade e especificidades da mulher brasileira.
“A conferência precisa reforçar a saúde integral e pública como um direito e a equidade como uma ferramenta para combater as desigualdades, especialmente as de gênero”, destacou o Secretário de Saúde, Luis Claudio Souto.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Amizade e respeito ganham o tom na 9ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Aracruz fortalece governança do Corredor de Biodiversidade com participação de representantes dos Países Baixos
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo
- 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação promove debate sobre avanços, gargalos estruturais e desafios da política educacional de Aracruz
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)
- Saúde Ambiental ganha destaque na 9ª Formação do PSE
- Saúde da Mulher: Prefeitura inicia oferta mensal de biópsias de mama
- Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) são empossados para o período 2026/2027
- PDM: Semdur realiza mais duas Audiências Públicas para apresentação da Minuta de Lei


