Aracruz reúne proposta para enviar à Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

Aconteceu na tarde desta terça-feira (28), no CISA, a etapa municipal da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres. O evento teve como tema a “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. O objetivo foi propor argumentos e diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Durante o encontro, que aconteceu em seção aberta na reunião do Conselho de Saúde, foram abordados os principais eixos sobre a saúde da mulher e escolhidos os representantes do município para as etapas regionais e nacional. Na conferência foi eleito um conjunto de possíveis delegados com direito a voto.
Na ocasião foi discutido o eixo principal: “A implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres (PNAISM) e as políticas de equidade das populações”.
Dentro dos princípios e diretrizes do PNAISM, as mulheres são a maioria da população brasileira e as principais usuárias do SUS, expostas a padrões distintos de sofrimento, adoecimento e morte, em função da organização social das relações de gênero, considerando as diversidade e especificidades da mulher brasileira.
“A conferência precisa reforçar a saúde integral e pública como um direito e a equidade como uma ferramenta para combater as desigualdades, especialmente as de gênero”, destacou o Secretário de Saúde, Luis Claudio Souto.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável
- Aracruzenses têm acesso gratuito a medicamentos por meio da rede de Farmácias Básica e de Alto Custo
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA