Aracruz 169 anos: apresentação de curtas-metragens realizada pelo Projeto Jovens em Ação
No próximo sábado e domingo (01 e 02 de abril), dentro da programação especial de aniversário de 169 de Aracruz, acontece na Tenda na Praça da Paz, a partir das 13h, uma apresentação de curtas-metragens realizada pelo Projeto Jovens em Ação que integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) Fibria e Portocel, envolvendo jovens e adolescentes de 14 anos a 29 anos moradores das comunidades de Barra do Riacho, Barra do Sahy e Vila do Riacho, desde o ano de 2014.
As oficinas para os jovens foram executadas pela Pixel Produtora com a Supervisão da Lumiar Consultoria Ambiental Ltda, com objetivo de incentivar o olhar crítico, facilitar e disponibilizar instrumento para diagnosticar situações de interesse de adolescentes e jovens das comunidades envolvidas nas áreas ambiental e sociocultural de seu entorno, com vistas a elaboração de documentários sobre temas socioambientais.
As oficinas muniram os jovens de conhecimentos e práticas sobre criação, elaboração de roteiro, edição, direção, fotografia, maquiagem, som, iluminação, e produção de vídeos.
Programa de Educação Ambiental
A partir de um trabalho de sensibilização ambiental e de instrumentos lúdico-pedagógicos, como Teatro, Fotografias, Curtas metragens e Videodocumentários, o PEA vem formando uma rede de educadores ambientais, incentivando a multiplicação de princípios, conceitos e atitudes socioambientais pelos jovens envolvidos.
Também foram promovidas campanhas de educação ambiental nas comunidades com envolvimento dos Jovens em Ação. Em todas as oficinas com Jovens e Adolescentes foram desenvolvidas dinâmicas de sensibilização sobre meio ambiente a fim de muni-los de informações sobre Meio Ambiente para que pudessem se empoderar como agentes ambientais multiplicadores.
Para execução das atividades previstas, conta-se com a participação de associações comunitárias, lideranças da pesca, ONGs, empresas, poder público, escolas igrejas e moradores que formam o GAAC – Grupo de Agentes Ambientais e Comunitários nas respectivas Comunidades.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento