Terceira Idade de Aracruz faz atividade esportiva adaptada em Centro de Convivência dos Idosos

Publicado em: 11 de fevereiro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Terceira Idade de Aracruz faz atividade esportiva adaptada em Centro de Convivência dos Idosos

A estimativa de vida vem crescendo a cada ano em nosso país e em Aracruz essa realidade não é diferente. Os idosos do município vem mostrando energia, fôlego e determinação para realizarem atividades que melhoram o condicionamento físico, promovem a socialização, aumentam o nível de concentração e melhoram a coordenação motora. Pensando nos benefícios que as atividades físicas proporcionam nas pessoas, em especial, nas com idade entre 60 a 75 anos é que a Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Aracruz formou uma equipe de jogadores de voleibol adaptado no Centro de Convivência dos Idosos.

Hoje, aproximadamente 12 idosos fazem parte da equipe de jogadores de voleibol adaptado sob a orientação do professor de Educação Física e Instrutor da Modalidade, Rinaldo Caetano da Silva. O voleibol adaptado para a “Terceira Idade” acontece todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 18h. De acordo com o professor de Educação Física, Rinaldo Caetano da Silva, o voleibol adaptado também chamado de câmbio tem atraído muitos praticantes pela sua facilidade. “Esta modalidade oferece além do espírito competitivo o ar recreativo. Uma das grandes preocupações das atividades oferecidas para a melhor idade é que ela ofereça o menor grau de possibilidade de lesão pelo praticante e isso ocorre com o voleibol adaptado com as modificações que ocorrem nas regras”.

Ainda segundo Caetano, o vôlei é uma atividade física que exige fôlego e trabalho em equipe. “Para esse grupo de idosos, esse esporte, significa bem mais do que isso. É também uma forma de manter-se ativo e de se divertir entre amigos. Hoje eles querem e devem praticar esportes para fazer valer o título de melhor idade. O voleibol adaptado é apenas uma das várias atividades que podem ser praticadas pelos idosos. Aliás, projetos que incentivem essas práticas precisam ser mais divulgados e difundidos em nossa cidade, a melhor idade aracruzense merece!”, disse Caetano.

ATIVIDADES RECREATIVAS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS

O Centro de Convivência dos Idosos está com inscrições abertas para as atividades recreativas, educacionais e sociais voltadas para a “Terceira Idade” até amanhã (12). Os interessados em participar de algumas das atividades precisam se dirigir à sede do Centro de Convivência, a Rua José Martins Nunes, s/n, B. Jequitibá (atrás do antigo CSU), das 8h às 17h. As atividades disponibilizadas variam entre “Oficina da Memória” (dias de segunda e quarta à tarde), “Oficina de Argila” (terças e quintas à tarde), “Alfabetização” (segunda a quarta o dia inteiro) e “Atividade Física” (na tarde de segunda e terça de manhã e quinta o dia todo). Para algumas atividades é necessário fazer uma avaliação médica e em casos excepcionais o Centro de Convivência admite gente com idade inferior a 60 anos.

O Centro de Convivência oferece ainda “Atividade Física” para hipertensos e diabéticos, “Hidroginástica”, “Escolinha de Vôlei”, “Oficina de Bodado, Marca e Vagonite”, “Aferição de Pressão”. Os idosos dos distritos não ficaram de fora. Em Vila do Riacho tem “Atividade Física” e também em Guaraná. Em Jacupemba tem “Recreação com Jogos de Tabuleiro”. O Centro de Convivência dos Idosos de Aracruz também terá inscrições abertas futuramente para a realização da “Banda de Fanfarra”, para mais diversão dos frequentadores do Centro. Mais informações pelo número: (27) 3296-3681.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: