Aracruz é o único município capixaba que possui aldeias indígenas

Aracruz é o único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo, com duas etnias: Tupinikim e Guarani. Atualmente são 09 aldeias assim distribuídas: 04 guaranis e 05 tupinikuins.
Os Guaranis, que vieram do sul do País na década de 60, mantêm suas características como: a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Já os Tupinikins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.
“Ser índio é ser raiz, ser história e ser raça, com conceitos e costumes que precisam ser respeitados. E a Prefeitura de Aracruz valoriza suas comunidades indígenas e parabeniza a todos pelo seu dia”, destaca o Secretário de Turismo e Cultura, Jean Pedrini.
Segundo o prefeito Jones Cavaglieri sua gestão se propõe a resgatar a cultura indígena. “Falar sobre os nossos índios é cultura, tradição e resgate da história. Não era para estarmos convivendo com tantas indiferenças e o povo indígena estar lutando, ainda, para o seu reconhecimento. As nossas aldeias são ricas de conhecimentos tradicionais, de uma cultura que enriquece e que faz de nós a cidade que somos. Somos um governo que respeita, apoia e tem compromisso, principalmente com as minorias e quem mais precisa do governo”.
“Nesta data especial, a Prefeitura de Aracruz estende a toda comunidade indígena a nossa saudação e o nosso comprometimento com a construção de um futuro que possa contemplar cada vez mais os valores e a cultura indígena em nosso município”, ressaltou Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 26ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 75ª Chamada
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a julho
- Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo
- “Festa Cultural: Sabores da Roça” reúne famílias no Cmei Francisca Rocha Ribeiro
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados