Museu da cultura Italiana é reinaugurado em Aracruz
Um novo espaço dedicado à memória dos imigrantes italianos será aberto em Aracruz, com a reinauguração do Museu Italiano e da Casa da Cultura Angélica Pandolfi, na próxima sexta-feira (28), às 20h. O local vai abrigar inúmeros objetos, fotos, utensílios que ilustram a história dos primeiros italianos a chegarem no Brasil.
Para celebrar a entrega do museu e abrilhantar ainda mais o evento vão acontecer apresentações de dança e coral italiano, concertina, barracas com comidas típicas e seresta.
Além da reinauguração do Museu, também será comemorado o aniversário de 20 anos do Gruppo Di Ballo Nova Trento, representante da cultura italiana no município.
“A reinauguração do Museu representa o resgate da nossa história e valorização das nossas raízes. Este é um presente para a população aracruzense”, destacou o prefeito Jones Cavaglieri.
O Museu será aberto a visitação do público de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h e nos finais de semana, por meio de agendamento.
O Museu está localizado na avenida Gabriel Pandolfi, s/n, centro, Guaraná - próximo a Praça São Cristovão.
A imigração italiana no Brasil começou por Santa Cruz
Segundo o sociólogo italiano Renzo Grosselli, a Expedição de Pietro Tabachi foi o primeiro caso de partida em massa de imigrantes da região Norte da Itália para o Brasil. O nome da colônia criada no Espírito Santo, pelo Governo Brasileiro, chamava-se Nova Trento, a qual foi a primeira, de pelo menos três Nova Trento, fundadas pelos trentinos em terras brasileiras. Portanto, a história confirma que Santa Cruz foi o berço da imigração italiana no Brasil.
A primeira viagem de imigrantes foi no dia 3 de janeiro de 1874, às 13 horas, com saída do Porto de Gênova, em um navio a vela, o "La Sofia", na expedição Tabacchi, e a segunda pelo Rivadávia, ambos de bandeira francesa. O La Sofia chegou ao Brasil em fevereiro de 1874, com 386 famílias, para as terras de Pietro Tabacchi em Santa Cruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo