Iniciou hoje (03) o curso “Saúde do Idoso” para técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde
A população de idosos vem aumentando no mundo inteiro e em Aracruz não é diferente, por isso teve início hoje (03/05) um curso para os técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde do município e das aldeias indígenas. O Curso “Saúde do Idoso” tem carga horária de 160 horas e as aulas acontecem todas as quartas-feiras, das 8h às 17h, na Casa do Estudante.
Aproximadamente 30 alunos participam da capacitação que é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e executada pela EMESCAN em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA). Os professores são enfermeiros da SEMSA.
Segundo a gerente de Atenção Primária, Janete Aparecida Peroni, o município está preparando os profissionais para cuidarem melhor dos cidadãos aracruzenses. “Que tudo que for aprendido aqui seja colocado em prática nas Unidades em que vocês trabalham para proporcionarmos o envelhecimento saudável de nossos idosos”.
Juliana Baiocco, subsecretária técnica da SEMSA, explicou que a atenção primária tem a responsabilidade de criar ações que promovam a saúde e a prevenção de doenças dos idosos. “Este curso vai ajudá-los a melhorar o atendimento a nossos idosos para que eles possam lidar melhor com o envelhecimento”.
O representantes da EMESCAN e a representante da SESA, enfermeira Eliana Moreira reconheceram o empenho da prefeitura em oferecer este curso aos seus servidores. “A administração está comprometida com a busca do conhecimento, por isso é muito importante a participação de vocês (técnicos do município) nas atividades”.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Gomes Souto o Ministério da Saúde está preocupado com o envelhecimento da população. “Este é um público que demanda uma atenção especial, dessa forma é importante oferecer qualificação para nossos servidores que trabalham diretamente com esta população”.
O secretário explicou ainda a importância do trabalho preventivo realizado pelo município. “O custo de prevenção é ¼ dos custos da média e alta complexidade. E os idosos precisam ser bem tratados para se sentirem protegidos e cuidados. A boa saúde engloba bem-estar social, físico e mental”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento