Novos representantes tomam posse no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 03, os dez conselheiros que irão integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entre os anos de 2017 e 2018. Os representantes foram apresentados durante uma cerimônia, que reuniu lideranças populares e governamentais. A solenidade aconteceu na Casa dos Conselhos, no centro da cidade.
A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos, ressaltou a importância de se constituir o conselho. “É preciso fazer com que a sociedade entenda os direitos da pessoa com deficiência e que a acessibilidade seja garantida. O conselho tem o compromisso de levantar essas questões e torná-las públicas”, finalizou.
O vice-prefeito, Lúcio Zanol, também esteve presente na cerimônia. No dia 17 de maio, quarta-feira, acontecerá uma assembleia extraordinária, com o objetivo de eleger o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que irá atuar no biênio.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O CMDPD foi criado pela lei nº 3887 no dia 24 de dezembro de 2014. É o conselho responsável pelo acesso, ingresso e permanência da pessoa com deficiência em serviços públicos e privados oferecidos pela comunidade e também pela integração das ações dos órgãos públicos e outras entidades nas áreas de saúde, alimentação, educação, transporte e social, eliminando a exclusão e otimizando a prestação de serviços públicos.
O conselho se reúne na primeira quarta-feira de cada mês. Denúncias, questionamentos e solicitações de interesse a pessoa com deficiência são levantados pelos representantes e debatidos durante as assembleias. A partir do diálogo, são elaborados planos de ação que contam com programações e eventos.
Veja a lista com os nomes dos conselheiros que vão atuar entre 2017 e 2018 no CMDPD:
REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEMDS
Titular: Ângela Soares Silva
Suplente: Mariana Nunes Pereira Reis
Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Titular: Adriana Regina de Andrade Azeredo
Suplente: Alessandra dos Santos Azeredo Vieira
Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA
Titular: Stela Maria Ferreira Pacheco
Suplente: Mara Teresinha B. da Costa Crevelin
Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - SEMESP
Titular: Geovane Conceição de Oliveira
Suplente: Suely Fávaro
Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos - SETRANS
Titular: Robson Oliveira Siqueira
Suplente: Wisllian Duarte Caliman
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracruz – APAE
Titular: Sueli Lourença Dias
Suplente: Enizete Pegoreti Lima Rui
Conselho Popular de Aracruz – CONSPAR
Titular: Juscelino José dos Santos
Suplente: Iracema Maria Milagres Laranja
Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz – FSMGS (Recanto do Ancião José Segatto)
Titular: Gilda Lino de Amorim
Suplente: Marcela Selvatici Pianca
Paróquia São João Batista
Titular: Durval Valentin do Nascimento Blank
Suplente: Cleber Duarte Capucho
1º Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Titular: Jocimar Vicente Schwenck
Suplente: Altamir Jacinto Barcelos
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Que tal curtir o feriado em Aracruz? Descubra o que fazer nos dias de descanso
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: 10ª Chamada Extraordinária Emergencial
- Projeto Rio Doce Escolar desperta a consciência ambiental em estudantes do Cmei Tia Anastácia
- Agricultura promove visita técnica em Conceição da Barra na área da piscicultura
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados de Corpus Christi, ponto facultativo e São João Batista
- Oficinas de libras da Emef Professora Maria Inês Della Valentina fomentam a comunicação e a interação de aluno com deficiência auditiva
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública sobre diagnóstico do Projeto Orla
- Festa da Grande Bela Vista acontece de 20 a 22 de junho
- SUAS: Aracruz avança na transformação digital com novo Sistema de Gestão
- Prefeitura inicia a semana com mais de 700 oportunidades de emprego: destaque para área industrial