Catadores de materiais recicláveis participam de qualificação

Promover o fortalecimento individual e coletivo, através da inclusão social e capacitação técnica é o objetivo do curso de alfabetização, informática e capacitação dos Agentes Ambientais oferecido aos catadores de materiais recicláveis da Cooperativa “Recicle Aracruz”.
A qualificação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans) e a FAACZ. As aulas acontecem todas as sextas-feiras, dividida em duas turmas, ministradas pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade. No período matutino das 8h às 10h e vespertino das 13h às 15h, na sede da Cooperativa.
A prefeitura disponibiliza equipamentos e espaço para a realização das aulas e a faculdade os alunos para o monitoramento, respeitando o nível de conhecimento individual de cada cooperado.
Segundo o secretário da Setrans, Luiz Fernando Meier, “no dia 27 de abril os alunos participaram da aula inaugural que proporcionou o estreitamento de laços e serviu como marco oficial para as visitas monitoradas na Cooperativa, abrindo portas do centro de triagem para que a sociedade conheça o trabalho dos catadores e o compromisso da administração em prestar um serviço de coleta seletiva de qualidade no município”.
O secretário explica que “os cooperados exercem uma importante função no município, retirando materiais que ocupariam espaço no aterro sanitário, aumentando assim, sua vida útil, sem contar os diversos materiais recolhidos na cidade que geram renda e valorização pessoal”.
Meier ressalta ainda, “que por se tratar de pessoas de baixa renda, existem algumas demandas que precisam ser supridas para que, de fato, possamos alcançar a excelência no atendimento aos munícipes e atender ao Termo de Compromisso Ambiental (TCA)”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada