Cata e venda de caranguejo-uçá estão proibidas a partir deste domingo
Começa neste domingo (28), o segundo período da andada do caranguejo-uçá e até o dia 6 de março a cata e a venda do caranguejo estão proibidas em todo o Estado. O motivo é que é nesses dias que os animais saem das tocas e andam pelo mangue para se reproduzir. Para garantir a proteção da espécie, profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz vão fiscalizar todos os manguezais do município. Durante a andada, também é ilegal manter em cativeiro, transportar, beneficiar, industrializar ou armazenar qualquer indivíduo da espécie, vivo ou morto, ou mesmo partes do animal, como patas ou pinças (puãs).
Quem desrespeitar a legislação, pode ser penalizado até com prisão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Em Aracruz, no caso de alguma irregularidade ser encontrada, para que os responsáveis possam ser devidamente autuados, os fiscais da Secretaria vão ter o auxílio de oficiais da Polícia Ambiental e da Polícia Militar. A ação será feita em todos os manguezais do município, especialmente na localidade de Irajá, onde concentra-se o maior número de catadores. Outras andadas ainda vão ocorrer entre os dias 30 de março e 5 de abril e de 28 de abril a 4 de maio. Em todas essas ocasiões, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai fiscalizar os manguezais de Aracruz.
O secretário municipal de meio ambiente, Olimpio Vieira Neto, alerta ainda que, mesmo no período em que a comercialização do caranguejo é permitida, é preciso que o consumidor observe alguns detalhes, para contribuir com a exploração sustentável da espécie: adquirir sempre o animal inteiro, e não apenas patas ou pinças (puãs); conferir se a carapaça do animal tem o tamanho mínimo, que é de seis centímetros para o caranguejo e de oito no caso do guaiamum; e não comprar animais com o abdome estufado, pois isso significa que se trata de uma fêmea com ovas. É importante lembrar que a cata e a venda do guaiamum também está proibida em todo o Brasil, desde outubro até o dia 31 de março, por causa do período de reprodução da espécie.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo