Alunos da Emef Samoel Costa aprendem matemática brincando
Com o intuito de ampliar os conhecimentos ensinados nas salas, a professora Marineusa Soares Pimentel Ribeiro tem incluído em suas aulas vários jogos, entre desafios e o uso de diferentes materiais e estratégias. Para que a matemática não seja temida por muitas crianças que não conseguem memorizar conceitos e efetuar cálculos, a professora busca tornar a aprendizagem dessa disciplina mais significativa e prazerosa.
Esse trabalho está sendo realizado com alunos do 5º ano, turno matutino, A ação visa contribuir com o exercício criativo do raciocínio lógico, a aprendizagem na definição de espaços e formas, noções de sentido e direção, operações e cálculos. Além disso, o trabalho realizado em pequenos grupos, promove a interação e a parceria entre as crianças.
Foram pintados jogos, como xadrez/dama, alvo numérico, amarelinhas, shisima, Twister, figuras geométricas, jogo da velha e quadro de cálculos. Posteriormente, o muro da escola também receberá a pintura dos fatos fundamentais (tabuada).
O trabalho contou com a colaboração das professoras Maria Imaculada de Souza, Ana Cristina Soares Pimentel e da instrutora do Lied Priscila Vailant Nunes, além do apoio e incentivo da diretora Nívia Renata Nascimento Dalmaso e da coordenadora de turno Cleonice Rodrigues do Nascimento.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Amizade e respeito ganham o tom na 9ª etapa do Circuito Municipal de Xadrez de Aracruz (Cimex)
- Aracruz fortalece governança do Corredor de Biodiversidade com participação de representantes dos Países Baixos
- Prefeitura de Aracruz intensifica fiscalização e começa multar descarte irregular de lixo
- 2ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal de Educação promove debate sobre avanços, gargalos estruturais e desafios da política educacional de Aracruz
- Projeto Cultivando Amigos: escola e família vivem noite especial e de construção de vínculos
- Aracruz compartilha experiências no XXXV Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (Fopales)
- Saúde Ambiental ganha destaque na 9ª Formação do PSE
- Saúde da Mulher: Prefeitura inicia oferta mensal de biópsias de mama
- Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) são empossados para o período 2026/2027
- PDM: Semdur realiza mais duas Audiências Públicas para apresentação da Minuta de Lei



