Barragem de Guaraná pronta para armazenar água
A Barragem do distrito de Guaraná já está pronta para armazenar água, segundo a Secretaria de Agricultura (Semag). A represa será o principal reservatório da região, e em períodos de seca abastecerá casas de todos moradores.
Máquinas, caminhões e operários trabalharam por quase três meses e aos poucos a represa foi ganhando forma. Hoje já é possível ter noção da dimensão que ocupa: são mais de 4 hectares e o volume de água armazenado poderá chegar até 120 mil metros cúbicos.
Próximas etapas
De acordo com o Secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho, a barragem depende agora de fatores climáticos, já que é preciso chover para que o volume de água comece a aumentar. “Uma temporada de chuva vai ajudar a encher, até porque a nascente que nutre a barragem é bem forte”, explicou.
Depois de cheia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) entrará em cena para realizar o projeto da estação de captação e adutora.
Barragem é alternativa para enfrentar a crise hídrica
Guaraná é uma das comunidades que mais sofrem com a escassez da água. Em períodos de seca, o abastecimento é feito através de rodízios e a população chega a ficar dias sem água. De acordo com a Semag, a barragem será fundamental para solucionar essa questão que tem deixado a população aflita.
“A obra foi planejada devido à necessidade de abastecimento em Guaraná, já que o rio Araraquara, que abastece a comunidade, não possui nenhuma reserva para a população. A barragem de Guaraná é uma das ações que a Secretaria de Agricultura desenvolve para enfrentar a crise hídrica”, disse Renato Pereira Sobrinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028