Fiscais da Semam apreendem guaiamuns em Santa Rosa

Publicado em: 02 de março de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Fiscais da Semam apreendem guaiamuns em Santa Rosa

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (Semam) apreenderam na tarde desta terça-feira (2) cerca de 30 unidades de guaiamum que estavam sendo capturados no manguezal do bairro Santa Rosa. A cata e a venda da espécie está proibida até o dia 31 de março, por conta do período de defeso da espécie, que começou em outubro do ano passado. Durante esses meses, também é ilegal manter em cativeiro, transportar, beneficiar, industrializar ou armazenar qualquer indivíduo da espécie, vivo ou morto, ou mesmo partes do animal, como patas ou pinças (puãs).

A fiscalização durante esses meses é intensificada porque é durante o período de defeso que os animais se reproduzem. Para garantir a aplicação da lei, a equipe da Semam faz incursões regulares aos mangues do município, com o apoio da Polícia Ambiental e da Polícia Militar e quem é flagrado desrespeitando a legislação pode ser punido com multa e até cadeia. Dentre os animais apreendidos nesta terça-feira, apenas dois apresentavam tamanho condizente com a idade adulta. Todos os outros eram filhotes. É importante ressaltar que a captura de fêmeas “ovadas” e a venda de partes do animal (patas ou pinças) ou de animais inteiros com menos de 8 centímetros de carapaça são proibidas em tempo integral.

ANDADA DO CARANGUEJO

A equipe da Semam lembra que até sábado, dia 6 de março, também estão proibidas a cata e a comercialização do caranguejo-uçá, por causa do período de andada, quando os animais andam pelo mangue para se reproduzir. Esse é o segundo período de proteção do caranguejo esse ano. As andadas também ocorrem entre os dias 30 de março e 5 de abril e de 28 de abril a 4 de maio. Nos intervalos, a cata e a venda da espécie estão liberadas, mas o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Olímpio Vieira Neto, orienta que as pessoas não comprem fêmeas, especialmente quando elas estiverem com a parte de baixo da carapaça estufada, porque isso indica que o animal está ovado e, portanto, em processo de reprodução.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com

Compartilhe em suas redes sociais: