Santa Cruz comemora 461 anos com diversas atrações

Nos dias 18 a 20 de agosto Santa Cruz vai comemorar seus 461 anos e a festa está recheada de atrações para todos os públicos. O evento realizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura tem como tema: Festa de Santa Cruz – 461, Nossa história começa aqui.
A programação conta com shows, torneio de futebol, passeio ciclístico, aquathlon, tenda cultural, teatro, apresentação de curtas, stand up, circuito na areia, banda de Congo, remada ecológica, rapel, dentre outras.
Com 461 anos o balneário de Santa Cruz está situado às margens da foz do Rio Piraqueaçu, com histórias de muitas gerações que se mantém viva, por meio de casarões antigos, o cais do porto, a Fonte do Caju, um extenso manguezal e pescadores a beira do rio.
“Santa Cruz se destaca, entre seus atrativos turísticos, também pela diversidade cultural, fruto do talento do seu povo. Parabenizo todos os moradores que contribuem diariamente com o desenvolvimento do município, aceitando o desafio de fazer mais e melhor”, ressaltou o prefeito Jones Cavaglieri.
Conheça a história
Denominada Aldeia Nova, Santa Cruz foi fundada em 1556 pelo padre Brás Lourenço auxiliado pelo também padre Diogo Jácome. Tudo começou com a chegada dos homens brancos naquelas terras habitadas somente pelos índios tupiniquins, chefiados pelo cacique Maracaiá-Guaçu, ou Grande Gato. Eles chegaram em virtude do processo de catequização, fundando um núcleo de catequese que atraiu várias tribos de índios da região. Mais tarde, com a criação da Aldeia dos Reis Magos ( atual Nova Almeida) o núcleo passou a denominar-se Aldeia Velha.
Em 16 de dezembro de 1837 a Aldeia Velha tornou-se distrito. Uma lei provincial elevou o povoado a Freguesia, passando ela a fazer parte do termo de Nova Almeida. Em 1848, por Lei Provincial no. 2, a Freguesia foi elevada a Vila. O município foi criado em 3 de abril de 1848 com o nome de Santa Cruz.
Em 1860, Santa Cruz recebeu a visita de D. Pedro II, que pernoitou em Santa Cruz e até inaugurou o chafariz público. Para abrigar o imperador, foi construído o prédio onde depois funcionou a antiga Câmara Municipal, hoje um dos dois únicos patrimônios do Município de Aracruz tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
Confira a programação:
Atividades Culturais e Oficinas de artes (Tenda Cultural).
- Aniversário de bonecas
- Dança Circular
- Confecção de pulseiras de macramê
- Teatro (Supermercado do consumo – Programa Jovens em ação)
- Apresentação dos Curtas
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 005 do edital 017/2025. Convocação de suplentes
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 006 do edital 017/2025 Seleção para credenciamento de interessados em atividade de comércio
- Mutirão de limpeza no manguezal recolhe quase 150 quilos de resíduos
- Prefeitura realiza audiência pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- Expo Aracruz: Prefeitura publica RESULTADO PROVISÓRIO do Edital n.º 020/2025
- Desenvolvimento Social publica a 37ª chamada do Edital nº 001/2023
- Segurança: Central Videomonitoramento da Prefeitura auxilia no combate ao crime
- Primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas será certificada no dia 30
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 73ª Chamada