Câmara de Vereadores lotada no Primeiro Seminário de Políticas Sobre Drogas de Aracruz

Mais de 500 pessoas entre jovens e adultos estiveram presentes durante a manhã e a tarde de ontem (03), no Plenário da Câmara de Vereadores de Aracruz, para assistirem as palestras do “1º Seminário de Políticas Sobre Drogas de Aracruz”, que abordaram os temas: “Abordagem geral sobre dependência química”, “O Conselho Municipal sobre drogas e seus conselheiros: atribuições, perspectivas e desafios”, “Medidas de Prevenção às Drogas”, “Estrutura e ações do PROERD à nível estadual e municipal” e “Medidas judiciais cabíveis a serem aplicadas ao toxicômano”.
Os presentes ao evento ficaram atentos às explicações de cada palestrante e no momento do debate foram extremamente participativos com perguntas e sugestões voltadas para os temas abordados. A Secretaria de Saúde (Semsa) de Aracruz apresentou as ações que desenvolve no município para combater o uso das drogas licitas e ilícitas e como auxiliar o usuário e seus familiares. Além de informar que, na próxima sexta-feira (05), representantes da Semsa estarão em Vitória, no Palácio Anchieta, onde irão assinar o convênio para a construção de um Centro de Tratamento ao Toxicômano (CTT) no município, no total, o Governo do Estado estará construindo dez Centros.
Estiveram no evento representantes do Executivo e Legislativo Municipal, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar de Aracruz, Clube de Desbravadores Guerreiros Celestes de Aracruz, 5º Batalhão de Polícia Militar, Delegacia de Polícia Civil de Aracruz, PROERD Aracruz, Sociedade Civil Organizada, Profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, Lideranças Religiosas e Comunitárias, alunos da Escola Misael Pinto Netto e do Projovem Juventude Cidadã.
“Hoje, damos mais um passo para minimizarmos os estragos das drogas em nosso município”. Com essas palavras o Vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri se dirigiu aos presentes e completou: “Os poderes constituídos, hoje estão formados, contudo, temos a necessidade de somarmos forças independente de qual religião pertençamos. 'Nós precisamos adotar nossos filhos, caso contrário outros irão adotar', essa frase é do nosso Governador Paulo Hartung. Por acreditar nisso que digo que o município tem o dever de cuidar das pessoas, para que elas tenham moradia, infraestrutura básica e qualificação profissional para suprirem a necessidade de geração de empregos que teremos daqui para frente com os empreendimentos que estão chegando ao município”, disse o Vice-prefeito.
Para o Secretário Estadual de Justiça e Presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, a questão da prevenção contra as drogas começa com o “1º Seminário de Políticas Sobre Drogas de Aracruz”. “A partir do momento que nos tornamos multiplicadores das ações que são desenvolvidas em combate às drogas estaremos de fato cuidando de nossos filhos, orientando-os e acolhendo-os com amor e atenção”. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Aracruz, Ilza Fernandes, o Seminário é a oportunidade de traçar deliberações e ações de políticas sobre drogas para ter uma Aracruz mais segura e um Estado mais seguro. “A partir do conhecimento que teremos hoje criaremos de fato ações que combatam as drogas em nosso município e o mais importante teremos a missão de sermos multiplicadores dessas ações”.
O evento teve como parceiros as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Ouvidoria Pública da Prefeitura de Aracruz e a Casa dos Conselhos. Com apoio da Câmara de Vereadores de Aracruz, da escola Rio Petro Aracruz e Gráfica Atual. Ao final do evento foram empossados os componentes do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Aracruz (COMAD) pelo Vice-prefeito, Jones Cavaglieri. O COMAD é formado por Organizações Governamentais (Secretaria de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Procuradoria Geral do Município) e por Organizações Não-Governamentais (Conselho Interativo de Segurança de Aracruz – CISA, Câmara de Diretores Logistas de Aracruz – CDL, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracruz – APAE e Lions Clube de Aracruz).
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa