SEMAM e comunidade dialogam sobre Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Piraquê
Na tarde da última quarta-feira (23), representantes da comunidade de Santa Cruz foram recebidos pela Gerência de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), para apresentação dos primeiros passos da criação do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.
Na ocasião, a equipe técnica esclareceu passos importantes para a formação do conselho, além de terem colhido sugestões e tirado dúvidas. Para a SEMAM, o conselho é uma forma de envolver a sociedade na gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável e na conservação da biodiversidade.
“O conselho vai apoiar a SEMAM na gestão e como a comunidade utiliza esse território, ela também precisa estar envolvida na administração da reserva de uso sustentável”, explica o biólogo da Prefeitura de Aracruz, Fabrício Rosa.
Maior manguezal do Estado
Fundada em 1993, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim representa a maior área de manguezais do Espírito Santo. Os 15,80 Km² de manguezais da bacia do rio Piraquê, além da dimensão, se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade.
Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, utilizada por povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno.
Além disso, a reserva possui o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Casa Rosa recebe mães e gestantes para o Projeto Ytxy Porã – “Mãe Zelosa”
- Futebol de salão em Aracruz está de volta após 11 anos
- Executivo Municipal aguarda aprovação do novo projeto de Lei da Gestão Democrática do Ensino Público Municipal de Aracruz
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde