SEMAM e comunidade dialogam sobre Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Piraquê
Na tarde da última quarta-feira (23), representantes da comunidade de Santa Cruz foram recebidos pela Gerência de Recursos Naturais da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), para apresentação dos primeiros passos da criação do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.
Na ocasião, a equipe técnica esclareceu passos importantes para a formação do conselho, além de terem colhido sugestões e tirado dúvidas. Para a SEMAM, o conselho é uma forma de envolver a sociedade na gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável e na conservação da biodiversidade.
“O conselho vai apoiar a SEMAM na gestão e como a comunidade utiliza esse território, ela também precisa estar envolvida na administração da reserva de uso sustentável”, explica o biólogo da Prefeitura de Aracruz, Fabrício Rosa.
Maior manguezal do Estado
Fundada em 1993, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim representa a maior área de manguezais do Espírito Santo. Os 15,80 Km² de manguezais da bacia do rio Piraquê, além da dimensão, se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade.
Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, utilizada por povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem em seu entorno.
Além disso, a reserva possui o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação. Ela contribui para o uso sustentável da unidade, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora