Apicultores de Aracruz começam essa semana a exportar mel para o mercado Europeu
A Associação de Apicultores de Aracruz (Apiara) de olho no mercado Europeu e Americano firmou parceria essa semana com a Apidouro, empresa brasileira líder na exportação de mel no Brasil. A Apiara é formada por 31 apicultores do município de Aracruz e essa é a primeira produção que está sendo exportada para o mercado Europeu. A cambagem do mel será feita na noite de hoje (10), na Secretaria de Agricultura (Semag), da Prefeitura de Aracruz e transportada para São Paulo, amanhã (11), de onde serão exportadas 15 toneladas que estarão acondicionadas em 48 tambores. Os apicultores tem a expectativa de exportarem ainda este ano mais 15 toneladas de mel, que atualmente encontram-se em fase de colheita (florada) no município de Aracruz, o que irá totalizar 30 toneladas.
A Apiara tem o apoio do SEBRAE-ES, do INCAPER, com parceria da Fibria (antiga Aracruz Celulose)e também da Semag. Segundo o Secretário e vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, a possiblidade que está surgindo de exportar o mel produzido em Aracruz, é uma prova dos benefícios que podem ser obtidos quando so produtores se organizam. "A formação de associações é extremamente importante porque fortalece o setor como um todo. Isso é bom para o município, que passa a contar com mais uma atividade econômica forte, mas, sobretudo, para os produtores." acrescentou. O Coordenador Técnico da Apiara, Lomir José da Silva, ressalta que o objetivo da associação é atender ao mercado interno com a introdução do mel na merenda do município pela Prefeitura de Aracruz e pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e exportar mel para o mercado Europeu e Americano. “Como no Estado não há um comércio organizado de mel e nós enquanto produtores percebermos a necessidade da venda desse produto, fizemos contato com Apidouro e entramos em processo de negociação. Hoje, fechamos uma parceria e já garantimos a compra de mais 15 toneladas para este ano. O mercado Europeu é o mais exigente para aquisição de produtos e gosta do mel produzido no Brasil pela qualidade que possui. Outra coisa importante é que o mel que será exportado pela Apidouro sairá daqui tributado, o que irá gerar divisas para o município”, disse o Coordenador.
Ainda segundo o Coordenador, existe um projeto para a construção de uma unidade de processamento “Casa do Mel” em Aracruz, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Aracruz e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal. De acordo com o Consultor de Compras da Apidouro, Marcelo Brito, a empresa prima por fortalecer sua marca de credibilidade e seriedade. “Esse compromisso se observa nas diferentes atividades da empresa: na coleta sustentável do mel, na escolha de pastos apícolas confiáveis, no uso consciente dos recursos naturais, na manipulação do produto, no rigoroso padrão de higiene das instalações e, ainda, na confiabilidade e na honestidade que demonstra com seus parceiros, bem como na forma com que desempenha seus negócios e exportações”. Ainda segundo Brito, o objetivo da Apidouro é fortalecer e investir no mercado local de mel em Aracruz e ser parceiro da Apiara, juntamente com o SEBRAE-ES para o fortalecimento da apicultura no Estado. A Apidouro possui um projeto de apicultura junto ao Grupo Votorantim onde incentiva o aumento da produtividade do mel a nível Brasil.
CONHEÇA O PROJETO DA “CASA DO MEL”
O projeto abrange todo o município de Aracruz que possui 1.600 propriedades rurais, dos quais 15% vivem na área rural. Os produtores de Aracruz já trabalham na atividade que já está instalada, porém falta uma unidade de beneficiamento com inspeção federal para que o produto seja colocado no mercado de maneira competitiva. O SEBRAE-ES, SENAR, INCAPER e a Prefeitura de Aracruz já atuam, em prol do desenvolvimento da apicultura na região central desde 2008, unindo esforços para desenvolver a cadeia produtiva dessa potencial atividade para região. A Prefeitura visa organizar o sistema de manipulação, colheita e processamento dos produtos apícolas conforme as exigências sanitárias visando a inserção dos produtos certificados em qualidade para o mercado interno e externo. O valor estimado do investimento é de R$ 266.785,59.
O projeto prevê a construção do apiário em Barra do Sahy medindo 115,50m², com infraestrutura, preparo e aplicação de concreto magro, com laje pré-moldada e paredes em alvenaria de blocos cerâmicos, com revestimento em azulejo branco, cobertura com estrutura de madeira de lei, telha cerâmica, esquadrias de alumínio, piso em granilite antiderrapante. Além da aquisição de equipamentos para a Unidade Administrativa, anexo à Casa do Mel que está orçada em R$ 122.078,00.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto