Agricultura Familiar: Merenda escolar agroecológica nas escolas da Rede Municipal

Nas escolas da Rede Municipal de Ensino, merenda é sinônimo de saúde. Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, a Agricultura Familiar de Aracruz oferece refeições saudáveis para mais de 15 mil crianças e adolescentes, com alimentos produzidos de forma agroecológica.
A Agricultura Familiar, formada por trabalhadores rurais das regiões campesinas do município, produz mais de 20 tipos diferentes de frutas, legumes e hortaliças. Couve, cenoura, abóbora melancia, abacaxi, pepino, inhame e vários outros alimentos cultivados de forma sustentável, sem uso indiscriminado de agrotóxicos, e com relações de trabalho e comercialização mais justas.
“A diversidade de frutas e verduras frescas leva aos alunos uma maior gama de nutrientes, além de oferecer qualidade nutricional responsável por gerar hábitos alimentares mais saudáveis e estimular o desenvolvimento intelectual e crescimento na aprendizagem”, explica a nutricionista da Secretaria de Educação (SEMED), Daiene Souza Gonçalves.
Apoio no cultivo e na distribuição
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), apóia as cinco associações que compõe a Agricultura Familiar do município, auxiliando o trabalho com máquinas, equipamentos, preparo de solo, distribuição de calcário e transporte. O objetivo é incentivar a produção agroecológica e impulsionar a comercialização.
Impulsionando a economia campesina
Além de levar alimentos saudáveis para a merenda escolar das escolas públicas de Aracruz, a compra de produtos da Agricultura Familiar é uma forma de incentivar e valorizar a economia local.
De acordo com a coordenadora da Sessão de Alimentação e Nutrição, Elyne Mara Devens Costa Longa, boa parte da verba destinada às refeições dos alunos da rede pública é repassada aos pequenos agricultores. “Dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinados ao PNAE, 70% é utilizado na compra de produtos oriundos da Agricultura Familiar”, comenta.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Agenda Festiva: Final de semana de festa em Barra do Riacho e Jacupemba
- Secretaria de Gestão oferece nova etapa de cursos, na modalidade on-line, para servidores
- Prefeitura firma contrato com o Senai e amplia oportunidades de qualificação em Aracruz
- Meio Ambiente promove capacitação de catadores de caranguejo do projeto Vida no Mangue
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 86ª Chamada
- Saúde Sexual e Reprodutiva é tema do oitavo encontro do Programa Saúde na Escola (PSE)
- Setembro Verde: mês dedicado à valorização da inclusão social é encerrado com intensas ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura reforça importância da LGPD em palestra para servidores
- Convocação: candidatos com posse agendada devem realizar exame obrigatório em 01/10