Prefeitura de Aracruz realiza, em abril, segunda edição do Fórum de Lideranças Empresariais

Publicado em: 10 de março de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz realiza, em abril, segunda edição do Fórum de Lideranças Empresariais

A data já está definida: vai ser no dia 14 de abril a segunda edição do Fórum de Lideranças Empresariais de Aracruz. A previsão é que cerca de 500 convidados, entre empresários e autoridades de todo o Estado, venham ao município para discutir o tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade”. O objetivo do encontro é analisar o atual cenário municipal, regional e estadual e as perspectivas de crescimento, aliado ao respeito ao meio-ambiente e com vistas ao desenvolvimento social. Durante o fórum, o ex-ministro da fazenda e colunista da revista Veja, Maílson da Nóbrega, também fará uma palestra sobre o tema.

O encontro vai ser realizado no Sesc do Centro de Aracruz e está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. À frente da pasta, Divaldo Crevelin justificou que o tema “Sustentabilidade” foi escolhido por estar frequentemente em foco, já que hoje não é mais aceitável a postura empresarial que não tenha compromisso com a sociedade. “Todo grande investimento gera impactos. A sustentabilidade acontece quando esses impactos são amortizados. Sustentabilidade não significa somente o respeito ao meio-ambiente. Inserir a população no desenvolvimento que é trazido pelos investimentos também é sustentabilidade”,explicou.

O secretário acrescentou que o fórum tem uma grande importância também por promover o contato entre os empresários participantes, fomentando negócios futuros. Uma aproximação essencial, diante dos mais de R$ 3 bilhões em investimentos privados que Aracruz deve receber nos próximos anos, com a vinda de empreendimentos como o estaleiro cingapuriano da Jurong e a empresa Cartas Fabril. A expectativa da Prefeitura é que esses grandes negócios desencadeiem um grande desenvolvimento local, envolvendo as empresas do município e da região.

“Quando um empreendimento vem pra cá, atraído pela administração municipal, é uma prerrogativa que ele use mão-de-obra local, que contrate prestadores de serviços daqui e também que compre produtos de empresas do município. No entanto, não adianta nada cobrar essa postura, se a cidade não tem trabalhadores e fornecedores capacitados. Por isso, a Secretaria trabalha com um tripé: atraindo os investimentos, capacitando a mão-de-obra e as empresas do município e promovendo o encontro entre esses fatores, em situações como o Fórum de Lideranças”.

Divaldo Crevelin ainda detalhou os fatores que estão relacionados com a escolha dessas grandes empresas em se instalarem no município. “Aracruz tem uma situação extremamente favorável. Temos uma logística adequada, com boas rodovias, acesso a ferrovias e portos. Estamos próximos de Vitória, sem estarmos enforcados na região metropolitana. Estamos capacitando nossa mão-de-obra, especialmente com a vinda do IFES, da unidade da UFES e com a instalação do Centro Integrado Sesi/Senai/IEL. Podemos dizer que Aracruz é o filé mignon do Espírito Santo que, por sua vez, já é sabido que é um Estado estratégico no cenário nacional.”

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com

Compartilhe em suas redes sociais: