Alunos visitam reserva do Piraquê-Açu na última aula do “Escola no Manguezal”

Alunos do 5º ano da CMEB "Professora Maria Luiza Devéns" (popularmente conhecida como CAIC) visitaram um dos maiores estuários da América Latina, na manhã desta terça-feira, 3 de outubro. Após uma aula dentro do manguezal de Santa Cruz, as crianças embarcaram numa viagem pelas águas do rio piraquê-mirim, abordo da escuna Princesinha do Mar.
Fechando o ciclo de aulas do projeto Escola no Manguezal, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM), cerca de 20 alunos aprenderam sobre ecologia, práticas conscientes de uso do mangue, além de terem visto de perto espécies nativas, como golfinhos, crustáceos, peixes e aves.
Vinícius Ferreira, de 13 anos, aluno do CAIC, se empolgou ao ver o caranguejo sendo tirado da lama, e contou o que aprendeu: “A gente não pode pegar o caranguejo quando estão acasalando e também não podemos usar a redinha para pegar”.
Ao todo 213 crianças, estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, participaram da temporada 2017 do projeto Escola no Manguezal. Os alunos vieram das EMEF’s Luíza Silvina, Maria Luíza Devens e Honório Nunes de Jesus.
Ecologia e cidadania
O projeto Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. Além disso, é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito