Alunos visitam reserva do Piraquê-Açu na última aula do “Escola no Manguezal”
Alunos do 5º ano da CMEB "Professora Maria Luiza Devéns" (popularmente conhecida como CAIC) visitaram um dos maiores estuários da América Latina, na manhã desta terça-feira, 3 de outubro. Após uma aula dentro do manguezal de Santa Cruz, as crianças embarcaram numa viagem pelas águas do rio piraquê-mirim, abordo da escuna Princesinha do Mar.
Fechando o ciclo de aulas do projeto Escola no Manguezal, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz (SEMAM), cerca de 20 alunos aprenderam sobre ecologia, práticas conscientes de uso do mangue, além de terem visto de perto espécies nativas, como golfinhos, crustáceos, peixes e aves.
Vinícius Ferreira, de 13 anos, aluno do CAIC, se empolgou ao ver o caranguejo sendo tirado da lama, e contou o que aprendeu: “A gente não pode pegar o caranguejo quando estão acasalando e também não podemos usar a redinha para pegar”.
Ao todo 213 crianças, estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, participaram da temporada 2017 do projeto Escola no Manguezal. Os alunos vieram das EMEF’s Luíza Silvina, Maria Luíza Devens e Honório Nunes de Jesus.
Ecologia e cidadania
O projeto Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. Além disso, é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dia do Evangélico Aracruzense: Cantora Cassiane se apresenta nesta sábado (18)
- Prefeitura e Caixa alinham ações para fortalecer o Trabalho Social no Residencial Barra do Riacho
- 27ª ExpoAracruz: Resultado - Camarote do Show
- 27ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026
- 27ª ExpoAracruz: Alteração do Cronograma
- 27ª ExpoAracruz: Orientações - Documentos
- 27ª ExpoAracruz: Lista de Inscritos no Edital n.º 005/2026
- Defesa Civil de Aracruz reforça monitoramento e prevenção durante o El Niño
- Semds divulga resultado da Chamada Pública Nº 001/2026 do Programa Compra Direta de Alimentos – CDA