Apresentação do Boi Encantado anima visitantes da Expotur 2010
Além de conhecer o potencial turístico do nosso Estado, o público que passou pela Expotur 2010 pode ter contato com a cultura espiritossantense, por meio de diversas atrações que foram apresentadas nos quatro dias de evento. Um dos grandes destaques foi o cortejo do Boi Encantado, de Aracruz, que animou os visitantes na noite da última sexta-feira (19). A montagem remonta a vários aspectos da história e da cultura aracruzense. Estão representados os índios, os negros, a Igreja Católica e o coronel Venâncio Flores, desbravador que fundou a cidade de Sauassu, hoje Aracruz.
Na apresentação, a história do município mistura-se com uma bela lenda sobre o amor de uma das filhas de Venâncio Flores e um príncipe português. O romance desperta a inveja de três moças da comunidade, que lançam um feitiço sobre o príncipe, transformando-o em um boi encantado. Para desfazer a magia, um padre, uma mãe-de-santo e um pajé recomendam que seja feita uma festa em uma noite de lua cheia, durante a qual a sinhazinha precisa dar um beijo de amor no príncipe para que ele volte à forma humana. Como em todo faz-de-conta, o feitiço é desfeito e os dois vivem felizes para sempre.
Quem também ficou feliz com a história foram os visitantes da Expotur, que acompanharam atentos a apresentação, acompanhando com palmas as batidas da banda de congo São Benedito de Itaparica, também de Aracruz, que embalou o cortejo. O Secretário Municipal de Turismo (Semtu), Beto Favalessa, explica que o objetivo da Prefeitura em levar o Boi Encantado ao evento é apresentar a cultura do município. “A nossa intenção é tornar o grupo cada vez mais conhecido, para que no futuro ele se torne uma referência, inclusive turística, do nosso município. É uma manifestação muito importante, porque apresenta toda nossa matriz histórica e cultural”, acrescenta.
Além da apresentação cultural, o município também apresentou seus potenciais turísticos e agro-turísticos durante o evento. Os profissionais da Semtu coordenaram a decoração, e a operação dos estandes que apresentavam a região turística do Verde e das Águas, composta também pelos municípios de Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Sooretama, Rio Bananal, São Mateus e Conceição da Barra. Nos espaços foi possível divulgar as atrações turísticas da região e também a gastronomia e o artesanato.
Eli de Araujo, proprietário de uma agência de turismo reforça a importância dessa divulgação. “A minha agência leva pessoas para todas as regiões do Brasil, mas, a exemplo da maioria das agências de turismo capixabas, não encontra público para excursões dentro do Estado. Acredito que isso se deve muito ao desconhecimento da população sobre os atrativos do Estado, por isso é tão importante eventos como esse, que promovem essa divulgação”. A esposa e sócia de Eli, Iraci de Araujo, revela o objetivo principal do casal com a visita à Expotur: “Nós viemos conhecer melhor as regiões turísticas, pois queremos mudar essa realidade. Queremos mostrar para os nossos clientes que é possível fazer turismo de qualidade dentro do Espírito Santo.”
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga