Artesanato indígena de Aracruz marca presença na Expotur 2010
Entre a grande quantidade de estandes da Exportur 2010, um chama a atenção de todos os que passam, pela beleza dos trançados e pelo colorido das sementes. É o artesanato indígena produzido nas aldeias de Aracruz. Deusdeia Souza Pego Silva, moradora da comunidade de Pau-Brasil, ficou feliz com os resultados alcançados com a exposição na feira de turismo. “As pessoas estão elogiando bastante as peças. Estamos vendendo bem”, comemora.
Ela conta ainda que a iniciativa foi excelente para que as pessoas de todo o Estado que passaram pela feira pudessem conhecer o artesanato indígena. “Todo mundo que entra no estande vem com muita curiosidade. As pessoas perguntam principalmente sobre as sementes que a gente usa para fazer os colares, que são todas colhidas no município, e também sobre os paus-de-chuva, esses canudos que imitam o barulho da chuva. Todo mundo quer saber como a gente faz e o que tem dentro deles”, explica.
Além dos colares e dos paus-de-chuva, no estande ainda se via uma infinidade de chocalhos, leques, conjuntos de arco-e-flecha e outros utensílios da cultura indígena. Hoje, as sete aldeias tupinikim e guarani de Aracruz são as últimas remanescentes do Estado, o que torna o trabalho de resgate e de divulgação da cultura indígena do município ainda mais importante. As peças produzidas pelos índios de Aracruz fizeram parte do Salão de Artesanato do Espírito Santo, que foi montado pela primeira vez durante a Expotur, que já está em sua 6ª edição.
Aracruz também esteve presente no evento em outros estandes reservados à região turística do Verde e das Águas. Em um deles, o município pode mostrar o seu potencial agro-turístico e também alguns quitutes produzidos nas propriedades rurais do município, como a banana “chips”, que foi muito elogiada. Em outro, profissionais da Secretaria Municipal de Turismo, juntamente com representante dos outros oito municípios que integram a região, puderam falar um pouco sobre as diversas atrações do município para os visitantes.
O Secretário de Turismo, Beto Favalessa ressalta que a oportunidade de mostrar as potencialidades turísticas da região não é o único benefício obtido com a participação no evento. ”A Expotur é uma oportunidade de mostrarmos para as pessoas a gastronomia e a beleza que as cidades que compõem a rota do Verde e das Águas oferecem, além de promover a integração dos municípios, favorecendo o desenvolvimento do turismo na região”, disse. Este ano, a Associação Brasileira de Agências de Viagem do Espírito Santo (ABAV-ES) e a Secretaria Estadual de Turismo calculam que cerca de 13 mil pessoas tenham passado pelo evento.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Janeiro Branco: Saúde reforça cuidado com a saúde mental e amplia rede de acolhimento no município
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga