Em Aracruz assiduidade de médicos é registrada por ponto biométrico
Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCES) no ano de 2016 no quesito “saúde” do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), mostrou que em muitos municípios do Estado os médicos não cumpriam integralmente suas jornadas de trabalho. Para corrigir este fato, a Prefeitura de Aracruz no início deste ano implantou o ponto biométrico e o trabalho dos médicos passou a ser monitorado pela Secretaria de Saúde do Município. O sistema, digital, foi implantado para garantir que eles cumpram a carga horária contatada. Os horários de entrada e de saída são registrados pelo equipamento e repassados ao sistema.
A prefeitura conta com médicos efetivos que fazem 20h semanais e que são responsáveis pelo apoio às Unidades Básicas de Saúde, como pediatras, ginecologistas e clínico geral. Nas Estratégias de Saúde da Família são clínicos gerais seletistas, com carga horária de 40h semanais. No Programa Mais Médicos, que também atuam nas Unidades Básicas de Saúde, os médicos contratados cumprem 40h semanais.
Segundo a Secretaria de Saúde, Juliana Baiocco, a biometria serve para que todos os profissionais cumpram corretamente o horário de trabalho. “O aparelho conta com uma característica física que é exclusiva de cada pessoa, sendo então classificado como um método extremamente confiável”, explica Baiocco que ressalta ainda que está trabalhando realizando o controle rigoroso da efetividade dos servidores, porque entende que a população não pode ficar desassistida de um serviço essencial e tão importante que é a saúde.
O ponto biométrico é acompanhado pelos coordenadores de cada Unidade que encaminham para o Recursos Humanos da Saúde que realiza a análise do ponto e encaminha para que os gerentes de cada área aprovem para pagamento.
O prefeito, Jones Cavaglieri explica que esta é uma medida corretiva, visto que vem errada há muitos anos pelos gestores que não cobravam dos funcionários o correto cumprimento da carga horária. “O controle de frequência digital é uma ferramenta de gestão importante, com ampla capacidade gerencial, que auxilia o gestor a tomar decisões relacionadas a escalas de horário e de produtividade dos servidores”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy