Prefeituras Municipais promovem etapa regional da IV Conferência Nacional de Saúde Mental

Publicado em: 09 de abril de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeituras Municipais promovem etapa regional da IV Conferência Nacional de Saúde Mental

Na próxima terça-feira (13), das 8h às 17h, na Câmara de Vereadores de Aracruz acontece a etapa regional da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial. A Conferência Regional segue as orientações da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial que acontecerá de 27 a 30 de junho de 2010 em Brasília (DF). A etapa regional da Conferência Nacional será promovida pelas prefeituras de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva. Estarão presentes profissionais da saúde, conselheiros municipais, usuários do serviço e familiares. O evento é aberto a comunidade em geral e as inscrições serão feitas no local. A etapa estadual será realizada entre os dias 26 de abril a 23 de maio de 2010.

A etapa regional tem o objetivo de analisar a situação municipal sobre saúde mental, elaborar propostas para as etapas estadual e nacional, visando as melhorias nos projetos voltados para a saúde mental e indicar delegados para participação na etapa estadual. Durante o encontro serão discutidos os direitos dos pacientes dentro dos programas municipais. O destaque do encontro será a mesa redonda, às 10h, com Eduardo Henrique Guimarães Torre, psicólogo, especialista em Saúde Mental e coordenador do CAPS Moxuara de Cariacica, que abordará o tema “Saúde Mental – direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios” e Andréa Campos Romanholi, psicóloga, especialista em Saúde Mental e coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Vitória, com o tema “Álcool e outras drogas como desafio para saúde e as políticas intersetoriais”.

A IV Conferência Nacional de Saúde Mental tem como objetivo debater temas relevantes para o campo da Saúde Mental, assim como analisar os avanços e desafios da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, na perspectiva intersetorial. Deverá também promover o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros. O tema central deverá ser discutido em seus respectivos eixos temáticos: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais; Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.

PROGRAMAÇÃO DA ETAPA REGIONAL DA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL

8h – Recepção aos convidados e credenciamento;

8h30 – Coffee Break;

9h – Abertura Oficial;

9h30 – Plenária inicial: leitura e aprovação do Regimento Interno;

10h – Mesa Redonda com Eduardo Henrique Guimarães Torre, psicólogo, especialista em Saúde Mental, Mestrado em Saúde Pública e coordenador do CAPS Moxuara de Cariacica e Andréa Campos Romanholi, psicóloga, especialista em Saúde Mental, Mestrado em Psicologia e coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Vitória;

12h – Debates;

12h30 – Almoço;

13h50 – Apresentação Cultural;

14h – Trabalhos de Grupo;

15h – Plenária Final: apresentação dos trabalhos de grupo;

16h – Coffee Break;

16h20 – Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual;

17h – Encerramento.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: