Autoridades e empresários de todo o Estado prestigiam Fórum de Lideranças em Aracruz

Publicado em: 14 de abril de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Autoridades e empresários de todo o Estado prestigiam Fórum de Lideranças em Aracruz

O mundo econômico do Espírito Santo se reuniu em Aracruz nesta quarta-feira, dia 14, para discutir o cenário pós-crise e o desenvolvimento sustentável na segunda edição do Fórum de Lideranças Empresariais. Cerca de 500 convidados, entre autoridades e empresários de todo o Estado, participaram do evento e puderam ouvir as palavras do economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, principal palestrante do dia. Nóbrega apresentou um panorama sobre a situação da economia brasileira neste momento pós-crise econômica mundial, e ressaltou que o Brasil já retomou a trajetória de crescimento e que o Espírito Santo tem um papel estratégico nesse processo.

“A razão para não termos quebrado durante a crise econômica é que hoje o Brasil é um país mais resistente. O nosso país tem um sistema financeiro sólido e sofisticado e conta com fatores econômicos favoráveis, como taxas de emprego e renda em alta, câmbio estável e inflação muito perto da meta. Além disso, nossa democracia consolidada, com instituições como o judiciário e o banco central independentes, só nos levam a crer em um cenário de otimismo”, destacou Maílson da Nóbrega durante sua fala.

Também realizaram palestras durante o evento, o presidente da Findes, Lucas Izoton, que falou sobre as perspectivas da economia capixaba”, destacando o crescimento de 43% da industria do Estado neste primeiro trimestre, com relação ao mesmo período do ano passado, e o diretor-presidente da Fibria, Carlos Augusto Lira Aguiar, com o tema “Contexto Econômico da Fibria”. “A economia do país está mudando, voltou a crescer. Aracruz tem uma excelente infraestrutura e mão de obra qualificada. O evento é o momento de mostrar as vantagens e o progresso desta região”, disse Aguiar em sua palestra.

O evento foi realizado no Sesc do Centro de Aracruz, com promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. À frente da pasta, Divaldo Crevelin afirmou que o Fórum é uma oportunidade para divulgar as potencialidades do município, além de possibilitar o contato entre os empresários participantes, fomentando negócios futuros. Uma aproximação essencial, diante dos mais de R$ 3 bilhões em investimentos privados que Aracruz deve receber nos próximos anos, com a vinda de empreendimentos como o estaleiro cingapuriano da Jurong e a empresa Cartas Fabril. “A nossa expectativa é que esses empreendimentos desencadeiem um grande desenvolvimento local, envolvendo as empresas do município e da região”, acrescentou.

O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, também esteve presente no evento “Este fórum é um momento de mostrar ao empresário capixaba as grandes oportunidades que o município está oferecendo. O município sofreu grandes impactos com a crise econômica. Mas conseguiu superar as dificuldades e é um dos municípios mais promissores do estado. Nossa meta é sempre organizar e promover o desenvolvimento do município e por isso estamos também qualificando nossos jovens para que a mão de obra a ser absorvida seja praticamente toda de Aracruz.”

A importância da educação para que a população seja inserida no desenvolvimento econômico, também foi lembrada pelo governador do Estado, Paulo Hartung. “Estamos qualificando nossos jovens e dando oportunidade para ingressarem nas escolas técnicas públicas, pois queremos oferecer capacitação para que todos possam acompanhar este surto de desenvolvimento do Espírito Santo. O nosso objetivo é promover o desenvolvimento com inclusão social, e não podemos esquecer desse município nos nossos projetos. Aracruz é uma âncora importante para o desenvolvimento do Estado.”

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita e Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomim@yahoo.com.br / tamarafreire@hotmail.com

Compartilhe em suas redes sociais: