Aldeia de Caieiras Velha comemora dia do Índio com anúncio de escola nova e muita dança em Aracruz
A comunidade indígena de Caieiras Velha, em Aracruz, teve motivo a mais para comemorar o dia do índio. É que nessa manhã (19) foi assinada a Ordem de Serviço que autoriza a construção da primeira escola indígena modelo do Espírito Santo. A Secretária de Educação, Marilza Furieri, assinou o documento e deu início à fala dizendo que a obra tão almejada pela população da aldeia agora é realidade: “No primeiro semestre do ano que vem esta escola já estará atendendo alunos do 1º ao 9º ano. Temos muito a comemorar, porque estamos avançando muito na educação em nossas aldeias”.
O diferencial da escola modelo é que toda a sua estrutura vai ter como referência a cultura indígena, como os pavimentos que serão construídos em formato de oca. A área reservada para a construção da escola é de 1.495 metros quadrados e o valor orçado da obra ultrapassa R$ 1 milhão de reais. Para o Cacique Sizenando, o dia do índio representou vitória para comunidade da aldeia. “Esta escola terá a cara de nossos índios, com uma infraestrutura adequada para nossa realidade e vai mostrar a história do nosso povo. Será um local para valorizarmos nossa cultura e mostrar para nossas crianças e jovens a importância de refletir sobre a preservação dos povos indígenas”.
O vice-prefeito falou sobre a importância de se respeitar as manifestações culturais do povo indígena e realçar os costumes e as tradições. “A administração sempre se preocupou com esta comunidade. Ao assinarmos esta ordem de serviço estamos devolvendo a confiança deste povo revertido em obras e serviços”. Ele ressaltou também que o dia do índio precisa ser sempre comemorado conforme a tradição. “Esta comemoração resgata valores como amor e respeito ao próximo e é isto que nossas famílias precisam para viver com mais dignidade e felizes”.
Todo o recurso usado na construção da escola é municipal e reflete a preocupação em construir uma cidade melhor para todos, sem distinção de raça ou classe social. “Estamos trabalhando em todo município, as aldeias têm recebido toda atenção, o que prova a importância que a prefeitura destina aos munícipes. O importante é ver que o povo está feliz e tem orgulho do município em que vive”, destacou o vice.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Profissionais da Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Direitos Humanos são capacitados quanto à Educação das Relações Étnicos- Raciais (Erer)
- Sala Sensorial Magia do Rotary contempla outras quatro escolas da Rede Municipal de Ensino
- Segunda chamada da regularização fundiária convoca moradores de Nova Santa Cruz e São José (Jacupemba)
- Bolsa Atleta 2026: edital é publicado com 21 vagas para esportistas
- Mulheres empreendedoras de Aracruz têm acesso a crédito com condições especiais até 31 de março
- Aracruz recebe Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo e reafirma referência em transparência e governança
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025