Aldeia de Caieiras Velha comemora dia do Índio com anúncio de escola nova e muita dança em Aracruz
A comunidade indígena de Caieiras Velha, em Aracruz, teve motivo a mais para comemorar o dia do índio. É que nessa manhã (19) foi assinada a Ordem de Serviço que autoriza a construção da primeira escola indígena modelo do Espírito Santo. A Secretária de Educação, Marilza Furieri, assinou o documento e deu início à fala dizendo que a obra tão almejada pela população da aldeia agora é realidade: “No primeiro semestre do ano que vem esta escola já estará atendendo alunos do 1º ao 9º ano. Temos muito a comemorar, porque estamos avançando muito na educação em nossas aldeias”.
O diferencial da escola modelo é que toda a sua estrutura vai ter como referência a cultura indígena, como os pavimentos que serão construídos em formato de oca. A área reservada para a construção da escola é de 1.495 metros quadrados e o valor orçado da obra ultrapassa R$ 1 milhão de reais. Para o Cacique Sizenando, o dia do índio representou vitória para comunidade da aldeia. “Esta escola terá a cara de nossos índios, com uma infraestrutura adequada para nossa realidade e vai mostrar a história do nosso povo. Será um local para valorizarmos nossa cultura e mostrar para nossas crianças e jovens a importância de refletir sobre a preservação dos povos indígenas”.
O vice-prefeito falou sobre a importância de se respeitar as manifestações culturais do povo indígena e realçar os costumes e as tradições. “A administração sempre se preocupou com esta comunidade. Ao assinarmos esta ordem de serviço estamos devolvendo a confiança deste povo revertido em obras e serviços”. Ele ressaltou também que o dia do índio precisa ser sempre comemorado conforme a tradição. “Esta comemoração resgata valores como amor e respeito ao próximo e é isto que nossas famílias precisam para viver com mais dignidade e felizes”.
Todo o recurso usado na construção da escola é municipal e reflete a preocupação em construir uma cidade melhor para todos, sem distinção de raça ou classe social. “Estamos trabalhando em todo município, as aldeias têm recebido toda atenção, o que prova a importância que a prefeitura destina aos munícipes. O importante é ver que o povo está feliz e tem orgulho do município em que vive”, destacou o vice.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: Semdur realiza mais duas Audiências Públicas para apresentação da Minuta de Lei
- Aracruz recebe comitiva dos Países Baixos para fortalecer a gestão ambiental
- Defesa Civil registra ocorrências após temporal em Aracruz e atua no atendimento às famílias
- Prefeitura de Aracruz prepara cemitérios para o Dia de Finados
- IV Seminário Nacional sobre Violência e Saúde: PSE de Aracruz conquista o 2º lugar em amostras de experiências exitosas
- Cema: Saúde amplia atendimento especializado e avança na oferta de consultas
- Aracruz apresenta o Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil e abre canal para dúvidas e sugestões
- II Seminário Estadual de Libras destaca o uso da inteligência artificial na formação de professores na área de língua de sinais
- Polo UAB está ofertando 14 vagas remanescentes em Especialização em Metodologia do Atletismo
- Palestra virtual debate o tema: “Filhos e telas: quem está educando quem?”