Comitê de Bacias Hidrográficas do Centro Norte do ES será discutido nesta semana

Publicado em: 28 de abril de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Comitê de Bacias Hidrográficas do Centro Norte do ES será discutido nesta semana

A importância da participação da sociedade e do poder público na gestão dos Recursos Hídricos de Aracruz e região é indiscutível. Diante disso, a Diretoria Provisória do Comitê de Bacias Hidrográficas Litoral Centro Norte do Espírito Santo (CBH–LCN – ES) juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizam amanhã (04) às 13h30 na Câmara Municipal, uma reunião de Sensibilização, Palestras e Informações sobre o CBH–LCN – ES.

No evento, os participantes vão conhecer melhor o que é um comitê, suas funções, como ele é criado e quantas pessoas poderão compor, além do momento para esclarecer dúvidas. A reunião também vai abordar o processo eleitoral para composição do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) Litoral Centro Norte do Espírito Santo que é formado pela junção das bacias dos rios Jacaraípe, Reis Magos, Piraqueaçu e Riacho. O Secretário de Meio Ambiente, Olímpio Vieira Neto explica que Comitê tem como objetivo gerenciar a água de forma descentralizada, integrada e com a participação de todos os membros de uma sociedade que estejam envolvidos diretamente e localmente com a utilização da água. Neto ressalta ainda que o trabalho da diretoria provisória tem sido fundamental para o processo de constituição do Comitê, sendo um importante espaço de aprendizagem, de discussão e de deliberação sobre a gestão das águas no litoral Centro-Norte do Estado.

Para o coordenador do SAAE, Adilmer Tonon a gestão da água deve ser integrada, descentralizada e participativa. “A formação do Comitê visa colocar em prática o processo de Gestão Participativa da Bacia Hidrográfica. Entendemos que a preocupação da gestão da água não é apenas uma questão de interesse, mas sim uma questão que deve envolver toda a sociedade, pois sendo a água um elemento natural essencial à vida e à manutenção dos ecossistemas, a sociedade tem direito a água de qualidade e quantidade suficiente, além de participar do planejamento e da execução das políticas públicas relativas aos recursos hídricos”, afirmou.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: