Prefeitura intensifica ações de combate à dengue na Barra do Riacho
É só terminar o verão e a época de maior volume de chuvas para um velho conhecido voltar à ativa: o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Em todo o Brasil, é nesse período que o número de casos da doença aumenta e, por isso, a Prefeitura de Aracruz está intensificando as ações de combate, especialmente na Barra do Riacho, onde o número de notificações representa 60% dos registros de todo o município. Dos nove doentes confirmados em Aracruz até o momento, dois também moram na localidade.
Como parte dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, desde o último sábado (01), o carro fumacê está rodando nas ruas do bairro. No entanto, o gerente de Vigilância em Saúde da Semsa, Vicente Penteado Vizioli, alerta que a substância atinge apenas os mosquitos adultos. “As famílias precisam trabalhar em conjunto com a gente, cuidando para que não haja locais com acúmulo de água em suas casas, pois é aí que o mosquito se reproduz”, explica.
Para orientar os moradores quanto aos cuidados que precisam ser tomados, 12 agentes sanitários estão trabalhando no bairro. Eles passam de casa em casa, localizando e neutralizando possíveis focos e também ensinando os moradores como manter suas casas livres do aedes. São preciso apenas medidas simples como: manter a caixa d”agua e outros recipientes bem tampados; encher os vasinhos de planta com areia; limpar as calhas periodicamente; e recolher ou cobrir todos os objetos do quintal que possam acumular água da chuva, como pneus velhos e embalagens usadas.
A Prefeitura também está mobilizando os empresários da região para contribuir com as ações de combate. Todos estão sendo convocados para uma reunião, hoje, dia 5, na Unidade de Saúde de Barra do Riacho, para serem orientados sobre como fazer a prevenção em suas instalações.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Emef Coqueiral: Prefeitura conclui licitação para a retomada das obras
- Mobilização conscientiza população sobre direitos da pessoa idosa em Aracruz
- 7ª CONVOCAÇÃO - SEMDS EDITAL Nº 001.2026
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora
- Aracruz ocupa primeiro lugar no Espírito Santo em criação de vagas formais
- Aracruz recebe representantes do ES em Ação e Amear para cerimônia de encerramento do Ciclo de Implantação das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026