Aracruz sedia reunião do Comitê de Bacias Hidrográficas Litoral Centro Norte do Espírito Santo
A Diretoria Provisória do Comitê de Bacias Hidrográficas Litoral Centro Norte do Espírito Santo (CBH–LCN – ES), juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizaram na tarde desta terça-feira (04) na Câmara de Vereadores, uma reunião de Sensibilização, Palestras e Informações sobre o CBH–LCN – ES. No auditório estiveram presentes o vice-prefeito de Aracruz, os secretários de meio ambiente dos municípios de Aracruz, Linhares e Serra, além de representantes do estado e da sociedade civil.
O Diretor do SAAE, Paulo Bottoni, falou sobre o crescimento do município e do aumento da necessidade do consumo de água. “A utilização racional da água é nosso enfoque principal. Sendo considerado um bem finito e de valor primordial e inestimável para preservação do ser humano, é necessário a criação de órgãos para sustentação de sua produção e utilização”. O secretário da Semam, Olímpio Vieira Neto, destacou a importância da criação de Comitês das Bacias Hidrográficas. “Com os Comitês cada região fica responsável pela preservação e manutenção de suas bacias”.
De acordo com o vice-prefeito, a função do Comitê é desenvolver políticas conservacionistas e preservacionistas, criando mecanismos para que os municípios possam preservar e utilizar a água de maneira correta e eficiente.”O Comitê realiza um trabalho participativo e democrático, onde todos os setores têm o direito de opinar. Temos que nos preocupar com o uso correto da água que além de ser um bem finito, se tornará também um bem mensurável para todos os setores da economia mundial”.
O vice ressaltou ainda que cuidar dos recursos hídricos deve ser um compromisso de todos. “Esse deve ser o nosso compromisso de sempre e de cada dia para uma sociedade melhor, mais digna, oferecendo condições de sobrevivência às novas gerações. Nessa sobrevivência, a água tem um papel primordial, e por que não dizer, preponderante”. Para conhecer melhor o que é um comitê, suas funções, como ele é criado e quantas pessoas poderão compor, o Secretário Geral do CBH – LCN – ES e Coordenador do Fórum Capixaba da CBHs, Iberê Sassi fez uma apresentação para os presentes. Após as explicações, Sassi esclareceu as dúvidas.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento