Comemorações ao Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo acontece hoje na Câmara Municipal
Comprometer a sociedade a lutar contra as manifestações de preconceito, discriminação e racismo é o objetivo das Comemorações ao Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo organizado pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed)/CEAFRO que este ano terá como tema “O Racismo Institucional: Desafios para a Sociedade Brasileira – a Educação neste Processo”. As comemorações acontecem hoje (13), das 13h às 17h, na Câmara de Vereadores de Aracruz, onde será discutida a luta pela garantia dos direitos mínimos comum a todos os cidadãos.
O dia 13 de maio ganha outros contornos a partir da Lei 10.639/03 que se constitui num instrumento político de combate às desigualdades, sob o ponto de vista do currículo, das práticas pedagógicas e da cultura escolar, pois a história de resistência do povo negro antes invisibilizada, deve emergir em todo o trabalho pedagógico das instituições de ensino.
Segundo a Secretária de Educação, Marilza Furieri, o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo é uma oportunidade de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos com competência em nossas unidades escolares. “A responsabilidade de garantir que todos os estudantes tenham acesso aos conhecimentos sobre a história da África, dos Africanos e da Cultura Afro-Brasileira é de todos os gestores, pedagogos e professores. Diante desta proposição chamamos a atenção para a necessidade de ampla divulgação da Lei 10.639/03 nas instituições de ensino e as atribuições de cada ator, nesta empreitada”, disse.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Polo UAB Aracruz parabeniza estudantes que se graduaram em Licenciatura em Química e Tecnologia em Sistemas para Internet
- Aracruz avança e chega ao 3º lugar entre os municípios mais competitivos do Espírito Santo
- Desenvolvimento Social realiza mais uma Ação Cidadã com serviços voltados à população em situação de rua
- Prefeitura lança cartilha para ampliar participação de Micro e Pequenas Empresas nas compras públicas
- Aracruz recebe unidade do SESI com estrutura moderna e foco na formação integral
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz
- 7ª Formação do PSE em 2026 enfatiza os benefícios da atividade física e da saúde mental
- Aracruz é escolhido para sediar Encontro Regional do Selo de Segurança Pública Municipal do MPES
- Aracruz busca em Baixo Guandu referência para implantação de estacionamento rotativo
- Desenvolvimento Social convoca sociedade civil para eleição do Conselho Municipal de Direitos Humanos