Campanhas de Vacinação contra gripes comum e H1N1 terminam amanhã (21)

Publicado em: 20 de maio de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Campanhas de Vacinação contra gripes comum e H1N1 terminam amanhã (21)

Amanhã (21) terminam duas campanhas de vacinação. Contra a gripe comum (sazonal), voltada para pessoas com 60 anos ou mais, e contra gripe H1N1 (gripe A, ou “suína”). Para atingir a meta da Secretaria de Saúde (Semsa), de imunizar 80% do público-alvo, ainda é preciso que 2.791 idosos e outras 8.186 pessoas (H1N1) se conscientizem da importância da imunidade e compareçam às 18 unidades de saúde espalhadas pelo município.

Em números, isso significa que a campanha de vacinação contra a gripe comum já imunizou, mais de 56% das pessoas com 60 anos ou mais, restando pouco menos de 23%. Em números absolutos, a meta é vacinar 6.469 idosos em Aracruz. Já a campanha de vacinação contra a “Gripe A” imunizou pouco mais de 79% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, restando pouco menos de 1%. Em números isso representa a meta de vacinar 39.637 aracruzenses, entre profissionais da saúde e população indígena; gestantes; pessoas com doenças crônicas, em especial: diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, hepáticas, renais e hematológicas, imunodepressão e grande obesidade em grau III. Também está inclusa a população de 6 meses a 2 anos incompletos (1ª dose); a população de 20 a 29 anos; população de mais de 60 anos e gestantes que não foram vacinadas na 2ª ou na 3ª etapa e a população de 30 a 39 anos.

Embora muitos deixem para receber a vacina de última hora, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Semsa, Daniela Okoti, espera que as metas de ambas as campanhas sejam alcançadas no município e convoca os idosos (com 60 anos de idade ou mais) e as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da gripe A a receberem a dose da vacina. “As vacinas são um dos meios mais eficazes de se prevenir contra as gripes (gripe comum e gripe A) e suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias”, disse.

Ainda segundo Okoti, o posto da saúde do bairro Vila Rica estará aberto durante os fins de semana, das 7h às 16h, até o fim deste mês, com o intuito de facilitar o acesso da população de 60 anos ou mais e das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que até o momento não receberam a dose das vacinas.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: