Prefeito Jones Cavaglieri se encontra com membros da Associação de Apicultores de Aracruz (APIARA)

O prefeito Jones Cavaglieri se encontrou com apicultores do município na manhã desta sexta-feira (05/10), durante reunião realizada no prédio do Conselho Popular de Aracruz (Conspar), bairro Jequitibá, para tratar de assuntos relacionados ao fortalecimento dos produtores de mel. A reunião, que sempre acontece na primeira sexta-feira de cada mês, também contou com representantes do “Programa Colmeias” da Fibria.
No início o prefeito foi agraciado pela consultora do Programa Colmeias, Leniar Sedda, que lhe entregou uma fotografia de 2008, onde Jones aparece ao lado dos apicultores, durante encerramento da Cultura de Cooperação (Cultcoop). “Gostaríamos de lhe entregar essa fotografia, quando na ocasião começou a surgir a Associação de Apicultores na nossa cidade. Você sempre foi uma figura marcante no surgimento da associação, que se constituiu em 2009”, lembra.
Na sequência Leniar falou sobre a realidade atual vivenciada pelos produtores de mel. “Aracruz já foi a maior produtora de mel no Espírito Santo. Hoje ocupamos o 2º lugar, ficando atrás apenas de Domingo Martins. Já tivemos algumas conquistas como a criação do Selo de Inspeção Municipal, além de colocarmos o mel na merenda escolar. Também fomos o 1º grupo no Estado a ser apoiado pelo Sebrae. Porém, atualmente estamos com dificuldades”, ressalta.
Ainda foi mencionado que o grande gargalo dos apicultores está na produção e comercialização do produto, sendo que a Casa do Mel, localizada na Barra do Sahy, onde os apicultores deveriam estocar seus produtos, está com as obras paralisadas. “Temos muita dificuldade para o despacho do mel. Precisamos de um ponto de encontro onde possamos fazer o estoque da produção com qualidade, sem que a umidade nos prejudique”, explica Leniar.
Após ouvir as demandas expostas, o prefeito agradeceu a oportunidade do encontro. “Bom dia a todos. Queria agradecer o convite da Associação de Apicultores de Aracruz. Lembro que nossa cidade foi a primeira do estado capixaba a exportar o mel em 2009. Somos muito fortes na agricultura familiar, que concentra 75% das atividades. É muito importante que possamos retomar as obras da Casa do Mel, para que o apicultor possa fazer o estoque com segurança. Lembro que também começamos o projeto - Cidade das Abelhas -. Precisamos dar uma atenção a isso e ver as possibilidades, pois temos uma área que poderá ser cedida”, comenta.
O prefeito deu algumas ideias que podem colaborar com a classe. “Visitei algumas cidades de Minas Gerais onde existe um Selo de Inspeção Regional. Lá as mercadorias já saem inspecionadas e podem ser comercializadas em qualquer cidade que pertença à região. Isso pode ser útil aqui. Também temos que qualificar nossos produtores. Nós do poder público precisamos agir para que os produtos sejam condicionados de forma correta, evitando perdas. Hoje vocês podem sair daqui com duas garantias. Iremos replanilhar e orçar a obra de conclusão da Casa do Mel. Depois conversaremos com vocês para passar as informações”, afirma.
O outro ponto tocado pelo chefe do executivo municipal foi a possibilidade de implantar o Centro Tecnológico e de Agricultura de Aracruz. “Sei que isso é um grande desejo de vocês. Vamos olhar junto à União se existe alguma possibilidade de repasse de verbas para podermos levar isso à frente”, diz.
Programa Colmeias
O programa já existe há 16 anos tem o intuito de fortalecer a apicultura e fomentar o desenvolvimento da cadeia apícola. Ele tem conquistado índices significativos e cada vez mais progressivos na produção de mel. Em território capixaba, o Colmeias conta com a participação de nove associações, presente nos municípios de Aracruz, Fundão, Santa Maria de Jetibá, Colatina, Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Viana e Domingos Martins.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)