Inscrições abertas para o Curso Básico de Defesa Civil na próxima terça-feira (01)

A Defesa Civil de Aracruz vai ceder espaço para realização do Curso Básico de Defesa Civil (CBDC). A aula será realizada pela Defesa Civil do Estado, na próxima terça-feira (01), das 8h às 17h30, no auditório do Conselho Interativo de Segurança de Aracruz (CISA). Destinado aos representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec), militares, secretários municipais e membros dos conselhos de defesa civil. Durante o curso os participantes terão conhecimentos básicos sobre desastres e estratégias para dinamizar a realização de suas atividades.
Capacitar e habilitar os agentes, bem como outros profissionais ligados ao poder público municipal, a atuar nas diversas Coordenadorias Municipais em conformidade com a Política Nacional de Defesa Civil é o objetivo do CBDC. De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Aracruz, Daniel Rocha dos Santos, quanto mais o profissional se capacita, melhor ele lida com situações de emergência e de risco. “Se os coordenadores de defesa civil e demais profissionais que lidam com situações de risco não estiverem devidamente preparados, o município pode ser pego de surpresa em situações adversas. Além disso, é por meio da capacitação que eles aprendem a desenvolver habilidades técnicas de enfrentamento”, afirma.
Ainda segundo Rocha, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), no âmbito do Ministério da Integração Nacional, é o órgão central deste Sistema, responsável por coordenar as ações em todo o território nacional. Além disso, o CBDC, é gratuito e com certificado de conclusão. Para participar, basta acessar o endereço eletrônico da Defesa Civil Estadual (www.defesacivil.es.gov.br), clicar no link de cursos e em seguida preencher a ficha de inscrição.
CONHEÇA O CONTEÚDO DO CURSO:
- Conceitos e Objetivos da Defesa Civil;
- Introdução a estudo de desastres;
- Classificação, Evolução, Intensidade, Origem e Prejuízos;
- Situação de emergência e estado de calamidade pública;
- Notificação preliminar de desastre e avaliação de danos, entre outros.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 14ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura convida para reunião da Proposta de Intervenção da Orla Marítima, na Praia dos Padres
- Aracruz dá mais um passo na defesa das mulheres com a entrega do Kit Mulher Viva+
- Prefeitura reforça importância do descarte de materiais nos ecopontos
- Setembro verde: Emefti Honório Nunes de Jesus desmistifica preconceitos e promove a aceitação e o orgulho da identidade entre estudantes
- Aposentados recebem homenagem da Prefeitura de Aracruz pelo compromisso com o desenvolvimento do município
- Festa de Santa Rosa contará com sistema de videomonitoramento e reconhecimento facial
- Prefeitura de Aracruz apresenta projeto de infraestrutura no bairro Pôr do Sol
- Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos em parceria com o Senai
- Setembro: mês de conscientização e valorização da vida