Prefeitura de Aracruz começa curso de Costura Industrial na semana que vem

Publicado em: 22 de junho de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz começa curso de Costura Industrial na semana que vem

Em Aracruz o ramo de costura industrial desponta em franco desenvolvimento e as oportunidades de emprego já são visíveis, de acordo com a movimentação do mercado. Para potencializar a política de fomento de cursos profissionalizantes, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) da Prefeitura de Aracruz, firmou parceria com Sebrae e com o Centro Integrado Sesi/Senai/IEL, para dar continuidade à cadeia produtiva, geração de emprego e renda com o início das aulas de Costura Industrial. O curso é gratuito, tem início na próxima segunda-feira (28) com 15 vagas e duração de 160 horas. As aulas têm como visão capacitar os profissionais para que possam colocar em prática no mercado de trabalho todo aprendizado em sala de aula.

De acordo com secretário da Semde, Divaldo Crevelin, o curso do Projeto Pró-Costura da secretaria tem como objetivo promover inclusão social e qualificar profissionais para o setor de confecções no município, cuja falta de mão de obra qualificada é muito grande. “Estes cursos de qualificação ajudam a elevar os padrões de vida dos trabalhadores, orientando para que exerçam a cidadania e tenham acesso à inserção no mercado de trabalho”. Crevelin ressalta ainda que a indústria do vestuário percebe que no mercado não há mais lugar para amadorismo e que ter profissionais qualificados e especializados é fator de sobrevivência, vital para o crescimento do negócio, para aumentar a qualidade, a produtividade, a eficiência e sobretudo para enfrentar a concorrência.

O curso vai trabalhar temas como “Organização e Normas de uma empresa”, “Operações básicas” e “Técnicas de Confecção”. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h no Senai, Centro. Segundo Apolo Bridgestone, coordenador do projeto, o ramo de confecções pode ser um diferencial na economia de Aracruz. “Se hoje já emprega uma fatia importante da população, com capacitação e incentivo, o avanço pode ser ainda maior. Pela característica, que abrange necessidades humanas e especialmente o desejo de consumo feminino, o ramo de confecções ainda tem muito a crescer”, explicou.

De acordo com Bridgestone, a qualificação de mão de obra é uma determinação do secretário da Semde que não mede esforços para atender uma demanda crescente da indústria e do comércio por profissionais qualificados. “Máquinas se modernizam, equipamentos se sofisticam, processos se aperfeiçoam, sistemas gerenciam a produção, o corte, a modelagem e se não houverem pessoas aptas a operar essas máquinas de nada valerão os avanços da tecnologia”.

PROJETO PRÓ-COSTURA

Desde o final de 2009 o projeto Pró-Costura tem dado uma atenção especial aos profissionais do segmento de confecção e moda, sendo formais ou informais através de acompanhamento, orientação, cursos e palestras. As costureiras que pretendem ter uma renda fixa, também são entrevistadas e encaminhadas para vagas de emprego. Mais informações (27) 3296-1623.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@yahoo.com.br

Compartilhe em suas redes sociais: