Aprendendo a dizer não: Proerd certifica mais 230 alunos em capacitação contra as drogas
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) capacitou 229 alunos somente no primeiro semestre de 2010, nas escolas de ensino fundamental de Aracruz. As formaturas vão acontecer nos dias 28 e 29 de julho, nas escolas “Ezequiel Fraga Rocha”, “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi” e “Esther Nascimento dos Santos”. Os eventos são uma parceria entre o Comando do 5º Batalhão da Polícia Militar e a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed).
No dia 28 de julho, às 19h na Quadra Poliesportiva da escola “Ezequiel Fraga Rocha” cerca de 110 alunos da escola e do CAIC do bairro de Fátima serão certificados pelo Proerd na presença de autoridades municipais, representantes da Semed, professores, pedagogos e da Polícia Militar. Já no dia 29 de julho, às 9h acontece em Santa Rosa na escola “Esther Nascimento dos Santos” a certificação de 36 alunos e às 18h30, na escola “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi” serão certificados pelo programa mais 83 alunos do ensino fundamental de Aracruz.
O Proerd certificou no ano de 2009, 6.572 alunos no município de Aracruz, ao longo dos seus seis anos de atuação. Segundo o Tenente Falquete, coordenador do programa no município, a luta no combate às drogas deve ser feita em parcerias, e o programa pretende fazer esse trabalho de conscientização com alunos de escolas municipais, com faixa etária entre nove e onze anos. “Somente a ação repressiva não resolve. Temos de seguir pela ação educativa, para que a criança não venha a ser um usuário de drogas posteriormente. Esse método que usamos aqui é o mesmo usado em muitos países, por ser um programa a nível internacional, e o ensino tem em sua base o valor da vida e o apoio familiar”, afirma o tenente.
Durante o curso do Proerd os alunos recebem uma cartilha com noções de cidadania e valorização da vida e, ainda, participam de aulas que têm como base lições de conhecimentos básicos sobre drogas e violência. Para a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, o programa é muito importante para que os jovens possam enfrentar de maneira mais segura e responsável os problemas com as drogas e violência. “O Proerd é um programa de caráter social preventivo, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plena o sonho de uma sociedade mais justa e segura. O momento de entrega do certificado de conclusão do curso aos alunos não somente atesta a participação no programa, como também oficializa o compromisso das crianças de resistirem às pressões ao uso de drogas”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento