Aracruz forma 300 jovens para o mercado de trabalho com o Projovem Trabalhador

Publicado em: 30 de julho de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Aracruz forma 300 jovens para o mercado de trabalho com o Projovem Trabalhador

Na noite da última quinta-feira (29), 300 jovens aracruzenses deram um importante passo rumo ao sucesso profissional. Eles foram os formandos dos cursos profissionalizantes do Projovem Trabalhador, um projeto do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. “Foi uma grande oportunidade que nos foi dada e eu espero que cada um de nós consiga aproveitar essa qualificação da melhor forma possível”, disse em seu discurso, a aluna oradora, Liceliana de Souza de Jesus.

Durante a solenidade de formatura, realizada no Teatro Municipal, a coordenadora do projeto Fernanda Pedrini ressaltou o empenho dos alunos: "O que trouxe vocês até aqui foi a força de vontade. Hoje vocês podem dizer que conseguiram conquistar o primeiro desses objetivos, que é a qualificação profissional. Façam dessa formatura não o final, mas o pontapé inicial de uma nova vida."

Os 21 cursos do Projovem oferecidos em Aracruz tiveram duração de seis meses e capacitaram profissionais nas mais diversas áreas, como metalmecânica, vestuário, instalações e reparos, madeira e móveis, entre outros. O projeto tem como meta alocar pelo menos 30% dos alunos no mercado de trabalho, logo após o término dos cursos. Para isso, faz parcerias com empresas do município e promove uma feira de apresentação de trabalhos, para que os empregadores possam conhecer a capacidade dos alunos.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, destacou as novas oportunidades que devem surgir no município. “Graças a administração séria e sensível, Aracruz hoje é um dos município mais importantes do Estado e do Brasil, e que está em franco desenvolvimento. Até 2014, serão 5 bilhões em investimentos e 15 mil novos empregos.” Mas Crevelin fez uma ressalva, que para ter acesso a essa novas vagas, é preciso ter qualificação e foi complementado pelo diretor do Centro Integrado Sesi / Senai / IEL, José Braz: “Isso é só o começo. Vocês vão ter que buscar ainda mais qualificação porque educação é algo contínuo”, disse o diretor.

O Projovem Trabalhador “Juventude Cidadã” é um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e com o Senai. Podem participar jovens de 18 a 29 anos, que estejam desempregados e cujas famílias vivam em situação de vulnerabilidade social. Durante o curso, os alunos recebem R$ 100 por mês para que tenham condições de se dedicar aos estudos.

Na formatura, a secretária de Desenvolvimento Social, Ilza Fernandes parabenizou os alunos por Aracruz ter sido a cidade capixaba com o menor índice de desistência, dentre as que participaram do Projovem este ano. "Quando a gente se depara com uma situação como essa que é a formatura de vocês, nos emociona e nos dá muito orgulho, porque a gente vê como valeu a pena lutar e acreditar."

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: