Amanhã é o dia D da segunda etapa da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil em Aracruz

Publicado em: 03 de agosto de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Amanhã é o dia D da segunda etapa da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil em Aracruz

Amanhã (14) é o dia D da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. As crianças menores de cinco anos, mesmo as que não receberam a primeira dose, podem ser levadas às Unidades de Saúde mais próximas de casa, das 8 às 16 horas, para serem imunizadas A vacina é administrada via oral, por meio da aplicação das famosas gotinhas. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Aracruz, a meta é vacinar 6.982 crianças em todo município.

As crianças também podem ser vacinadas em outros pontos estratégicos que serão montados no Shopping Oriundi, na Praça São João Batista e em frente ao Supermercado Kinkas do bairro Vila Nova, que também vai funcionar das 8 às 16 horas.

Desde segunda-feira (9) as equipes estão vacinando as crianças das creches da sede e do interior de Aracruz. Na oportunidade, os pais poderão aproveitar para colocar o Cartão de Vacina da criança em dia.

POLIOMIELITE

A poliomielite, ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas, a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

As manifestações da doença variam desde infecções sem sintomas ou sinais, até quadros de paralisia severa, levando à morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular; com diminuição ou abolição de reflexos na área paralisada.

Não existe tratamento específico, mas todos os casos com manifestações clínicas devem ser internados para acompanhamento médico. A única medida eficaz para manter erradicada a circulação do vírus é a vacinação. No Brasil é realizada anualmente uma Campanha Nacional de Vacinação para imunizar crianças com até cinco anos de idade, o que aumenta a cobertura contra a poliomielite.

H1N1

Até o dia 30 de agosto, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz vai vacinar quem ainda não recebeu a dose da vacina H1N. Para se vacinar é só se dirigir até a Unidade de Saúde mais próxima de casa, das 8 às 16 horas. A vacina está liberada para todas as faixas etárias, inclusive para as pessoas que não foram contempladas nas campanhas realizadas anteriormente. É importante não esquecer de levar o Cartão de Vacina.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: