XIII Encontro de Produtores Rurais reúne mais de 300 cafeicultores em Aracruz

Publicado em: 09 de agosto de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
XIII Encontro de Produtores Rurais reúne mais de 300 cafeicultores em Aracruz

Mais de 300 cafeicultores estiveram reunidos na última sexta-feira (06) no XIII Encontro de Produtores da Região de Aracruz. O objetivo, além da qualificação, foi analisar o cenário atual da cafeicultura no Espírito Santo e, assim, traçar perspectivas e estratégias para o futuro. Conhecido como “Dia de Campo”, o encontro foi realizado em uma propriedade rural, na comunidade de Três Irmãos de Jequitibá, distrito de Guaraná.

"Nós já realizamos muitos encontros como esse, em muitas comunidades. Isso mostra a força que a gente tem quando se organiza", ressaltou o secretário de Gabinete de Aracruz, Paulo Botoni. O evento é realizado todos os anos, em diferentes propriedades do município, sempre organizado pela Cooperativa Agrária dos Produtores da Região de Aracruz – Cafeicruz, com o apoio da Prefeitura de Aracruz.

Além da confraternização, os participantes ainda assistiram a três palestras: A importância das cooperativas no cenário econômico estadual; Perspectivas futuras do mercado de café Conilon com a abordagem da qualidade de café; e Custo da produção de café. Ao final das falas, o presidente da Cafeicruz, José Davi Tessarolo, lembrou da importância da cooperativa: "Quem fortalece a Cafeicruz são os cooperados. Nesses anos nós investimos muito na nossa estrutura, mas de nada adianta se os cooperados não estiverem unidos."

Tessarolo foi complementado pelo secretário de Agricultura, Sebastião Bianchini: "Antes de ser secretário, eu sou produtor rural e sei bem quais são as nossas dificuldades. Mas é muito importante que existam organizações como a Cafeicruz para poder dialogar com a administração pública, apontar quais são as maiores necessidades. Especialmente, quando falamos da cafeicultura, que é uma atividade que envolve um parcela muito grande dos produtores de Aracruz."

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do município, com cerca de 800 produtores envolvidos em lavouras que ocupam uma área de 3,6 mil hectares. A importância da cultura cafeeira no município acompanha a grandeza da atividade no Espírito Santo, que já é o segundo maior produtor do Brasil, com estimativa de colher mais de 11 milhões de sacas este ano.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: