Tekoá Mĩrim: Primeiro Plano de Visitação em terras indígenas do ES será lançado nesta quinta (12) em Aracruz
Na próxima quinta-feira (12) acontece o lançamento do primeiro Plano de Visitação em terras indígenas do Espírito Santo, na Tekoá Mĩrim (Aldeia Temátika), a partir das 09h. O documento consolida a aldeia Piraquê-Açu, em Aracruz, como um dos únicos locais regulamentados para realizar atividades voltadas ao etnoturismo fora da região amazônica, além de ser um marco para o município e, principalmente, ao povo Guarani.
“Queremos mostrar a cultura Guarani para todos”, declarou o cacique Pedro. De acordo com ele a ideia é que a Tekoá Mĩrim se torne um espaço para aqueles que desejam ter uma vivência a partir de outro estilo de vida e visão de mundo.
Localizada em meio a mata atlântica e às margens do maior estuário do Espírito Santo: o Rio Piraquê-Açu, a Tekoá Mĩrim é um lugar para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Uma breve caminhada é suficiente para sentir o ar puro e o clima suave da floresta.“Para mim, a Aldeia Tematika é um local que fortalece nossas raízes, porque ali estamos sempre praticando nossa cultura. É também um meio de sobrevivência pra gente, nosso trabalho. É muito importante para nós preservar nossa cultura e também manter nossas pessoas dentro da aldeia”, comentou Walter Karaí Djekupé, guia turístico da Tekoá Mĩrim.
Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, os povos indígenas continuam resistindo, mantendo a cultura viva e cultivando um estilo de vida ancestral, em meio a floresta. O Plano de Visitação, no entanto, será uma chave para que pessoas do município, do Estado e de todo Brasil, conheçam melhor e de perto a cultura Guarani. “Aracruz é o único município capixaba com terras indígenas tradicionalmente ocupadas e é fundamental que a gente reconheça e apoie os povos indígenas, tendo em vista a importância histórica que possuem para o Brasil. São povos que guardam saberes antigos e conhecem as matas muito melhor que nós”, disse.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- SAAE de Aracruz compartilha experiências com município de Jaguaré em visita técnica às ETEs
- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: estudantes da Emef "Luiza Silvina Jardim Rebuzzi" constroem foguetes de garrafas PET
- Inauguração da Apae Orla marca nova etapa na saúde inclusiva de Aracruz
- Turismo: Aracruz participa da jornada realizada pelo Sebrae
- Educação marca presença na colação de grau do curso de Licenciatura em Letras – Português
- Sinalização: Placas de identificação estão sendo instaladas nas ruas
- Meio Ambiente avança na recuperação de 27 hectares de restinga na Aroeiras do Riacho
- Pessoa com deficiência: atualização da Norma Brasileira reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão urbana
- Consulta Pública: Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo -ARSP
- Aracruz dá um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024