Mais de 500 pessoas marcam presença na abertura oficial do Seminário de Educação em Aracruz
“Hoje é um dia de trabalho e de estudo em nosso calendário letivo”. Com essas palavras é que a secretária de Educação de Aracruz, Maria Goretti Moro Gomes, oficializou a abertura do Seminário de Educação, que acontece durante toda essa quinta-feira, no Sesc de Aracruz. O auditório – hoje e em outros dois dias – será o lugar para realização de três estudos, que acontecem sob responsabilidade da Secretaria de Educação e mais três estudos que acontecerão na rede municipal de ensino tendo como enfoque a elaboração do novo currículo escolar. Os estudos estão contemplados dentro do Seminário de Educação “Indagações sobre currículo”. “Nós esperamos que até o fim desse ano possamos ter um documento aprovado por nossa comunidade acadêmica”, disse Goretti Moro.
Além da secretária de educação de Aracruz, estavam presentes no evento a subsecretária de educação, Andrea Cristina Almeida; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Tereza Pirchiner; e os secretários de Meio Ambiente, Fazenda, Administração, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e a subprocuradora geral do município. Compareceram mais de 500 pessoas no auditório do Sesc para assistir a palestra “Educandos e Educadores – seus Direitos e o Currículo”, com o Professor Doutor Miguel Arroyo. O Seminário está em continuidade essa tarde, desde as 13h, para os professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Para o prefeito de Aracruz, a educação é o caminho para transformar a realidade que hoje temos em nosso país. “É extremamente importante que vocês educadores estejam preparados e munidos de conhecimento e informação para que possam transformar a realidade de cada família aracruzense e, consequentemente, de nosso país, por meio da educação. Educar é transformar a realidade para melhor. Por isso, a continuidade de trabalhos como esse em nosso município, onde temos a oportunidade de trazer nomes de peso da área de educação do país, como é o caso do Professor Doutor Miguel Arroyo para o enriquecimento de nossa educação é muito importante”.
Não foi apenas conhecimento e informação que os profissionais da educação de Aracruz e as autoridades municipais tiveram na abertura do Seminário de Educação. Emoção, a cultura e a arte também fizeram parte desse momento. Sessenta crianças do segundo ao quinto ano do ensino fundamental da escola “Honório Nunes de Jesus”, que fazem parte do “Grupo Musical Arte Dance”, encantaram com danças e coreografias nas músicas: “Salve o nosso planeta”; “Canção da América” e “Conquistando o impossível”.
ARROYO PREGA MUDANÇA DE ATITUDE NA EDUCAÇÃO
Palestrante dessa quinta-feira, Dr. Miguel Arroyo explicou: “Não podemos tratar, vocês professores, como crianças que entregamos o que ensinar. Vocês sabem o que ensinar, não precisam de 'pratos prontos'. Os senhores são capazes de pensar o que é melhor para ensinar a seus alunos. Em vez de darmos currículos prontos, vamos confiar em vocês educadores para construir o seu próprio currículo escolar: o que ensinar, como e a quem ensinar. Esse trabalho é coletivo e é construído a partir de suas práticas e sobre às suas indagações sobre a Educação. A ideia é ir construindo sem pressa a reorientação escolar. Cada região desse país possui uma realidade própria. Temos 'pratos diversificados para cada dia e noite'. A função da secretaria de Educação é incentivar os trabalhos diversificados dentro das escolas da rede municipal de ensino”.
Ainda segundo Arroyo, Aracruz precisa trabalhar a sua diversidade cultural nas escolas, uma vez que 60% a 80% de suas crianças são descendentes de negros. Caso o sexo das crianças seja predominantemente feminino a questão do gênero também deve ser trabalhado. “Não quero que vocês façam parâmetros curriculares a reorientação escolar deve ser construída permanentemente um 'novo cardápio' deve surgir a cada dia. O currículo perde a sua validade se não for constantemente refeito. Quero parabenizá-los pela preocupação na construção desse currículo. Vamos reconhecer que somos sujeitos e autores responsáveis por essa construção, sinal de que estamos vivos e fazemos uma construção viva do currículo escolar”, disse.
O Seminário de Educação acontece nos meses de agosto e setembro deste ano, no Sesc do Centro de Aracruz. O evento terá outras fases nos dias 18 e 24 de agosto, onde serão abordados os temas: “Currículo e Desenvolvimento Humano” e “Discutindo as práticas na Educação Infantil”. O Seminário termina dia, 13 de setembro, com o estudo sobre “Diversidade e Currículo”. Mais detalhes sobre programação e os grupos de estudo pelo (27) 3256-7732.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto