Agropecuária, turismo e cultura: Aracruz marca presença na 34 GranExpoES
Aracruz foi presença marcante na 34ª GranExpoES, a mais tradicional feira de agronegócios do estado, que foi realizada entres os dias 10 e 15 de agosto. Agroturismo, piscicultura, produção de mel e cultura indígena: foram muitas as potencialidades levadas pela Prefeitura para o evento estadual. O principal espaço de Aracruz foi o estande montado pela Secretaria Municipal de Agricultura – Semag na 2ª Mostra de Integração e Desenvolvimento Rural, reedição da Feira dos Municípios, um dos eventos paralelos à Exposição.
No estande, a Semag apresentou o potencial da agropecuária do município, com destaque para a fruticultura, com a produção de mamão, maracujá e banana. Produtores do circuito de agroturismo “Encantos e Sabores do Campo”, que engloba 21 propriedades de Aracruz, também colocaram suas delícias à venda e um espaço ainda estava reservado para exibir algumas peças de artesanato indígena.
Dentro do espaço da Mostra, que contou com a presença de 60 municípios capixabas, também foi reservado um local para a cultura. Ao longo dos quatro dias de funcionamento da feira, foram apresentados mais de 25 atrações, inclusive o grupo guerreiro de dança indígena de Caieiras Velha, que foi levado pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer, e impressionou os presentes na noite de sexta-feira (13).
Outro destaque do município apresentado na GranExpoES é a produção de mel, considerado o melhor do Brasil, e de subprodutos de apicultura. A cidade foi representada pela Associação de Apicultores de Aracruz – Apiara, que ficou abrigada em uma ilha do Sebrae/ES voltada especialmente para a apicultura, junto com produtores de outros municípios capixabas.
Na ilha, os visitantes puderam conhecer todas as etapas da produção do mel, desde o processo de criação das abelhas até a extração de subprodutos como o própolis e o pólen. Os profissionais da Apiara ficaram encarregados de explicar aos visitantes como é feita a extração do mel de dentro dos favos e a associação também levou para o evento o própolis vermelho, produzido com exclusividade no município a partir da polinização de árvores de mangue.
As delícias culinárias do município também estiveram à disposição dos cerca de 120 mil visitantes que passaram pelo Parque Exposições de Carapina nos cinco dias de evento. A Associação Comunitária de Pescadores e Catadores de Lajinha de Psicultores – Apescal, serviu quitutes preparados com frutos do mar de Aracruz, como o bolinho de siri e a ostra gratinada, em um restaurante montado na Praça de Alimentação da feira.
"A feira atrai milhares de visitantes de todo o Estado, o que faz dela uma grande vitrine para os participantes. Este ano, além do estande da secretaria, nós recebemos o convite para integrar a ilha de apicultura do Sebrae/ES e para oferecer alguns dos nossos produtos da piscicultura, o que comprova a importância da produção de Aracruz, no cenário estadual", comemora o secretário de Agricultura, Sebastião Bianchini.
MUNICÍPIO GANHA CÂMARAS PARA INSEMINAÇÃO ARTICIAL
Na noite de quinta-feira (12), após a abertura da 2ª Mostra de Integração e Desenvolvimento Rural , o prefeito de Aracruz Ademar Devens recebeu duas câmaras de nitrogênio líquido que serão utilizadas no município para armazenar sêmen bovino para inseminação artificial. As câmeras foram cedidas pela Secretaria Estadual de Agricultura e seu uso será compartilhado pelos pecuaristas do município.
O equipamento ficará sob os cuidados da secretaria municipal de Agricultura, que também ficará responsável por capacitar os produtores para trabalhar com inseminação artificial. "O município recebe com muita alegria toda parceria que venha trazer benefícios. Aracruz está tomando lugar no cenário estadual e brasileiro como uma cidade de grandes empreendimentos mas é importante lembrar também a força do nosso homem do campo. Esses equipamentos vão ajudar muito os nossos pecuaristas a continuar produzindo de olho no futuro", afirmou o prefeito de Aracruz, Ademar Devens.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025