Cortejo do Boi Encantado apresenta cultura e história de Aracruz nesta quinta (19), em Coqueiral

O Dia do Folclore é celebrado oficialmente no domingo, dia 22 de agosto, mas a festa começa antes em Aracruz. Nesta quinta-feira (19), tem apresentação do Cortejo do Boi Encantado em Coqueiral. A Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer da Prefeitura de Aracruz vai levar o espetáculo que remonta a vários aspectos da história e da cultura aracruzense. Estão representados os índios, os negros, a Igreja Católica e o coronel Venâncio Flores, desbravador que fundou a cidade de Sauassu, hoje Aracruz.
Na apresentação, a história do município mistura-se com uma bela lenda sobre o amor entre uma das filhas de Venâncio Flores e um príncipe português. O romance desperta a inveja de três moças, que lançam um feitiço sobre o príncipe, transformando-o em um boi encantado. Para desfazer a magia, um padre, uma mãe-de-santo e um pajé recomendam que seja feita uma festa em uma noite de lua cheia, durante a qual a sinhazinha precisa dar um beijo de amor no príncipe para que ele volte à forma humana. Como em todo faz-de-conta, o feitiço é desfeito e os dois vivem felizes para sempre.
"O Cortejo do Boi Encantado é uma manifestação muito importante que apresenta de forma lúdica toda a matriz histórica e cultural do nosso município. E disso que se trata o folclore: dos costumes e tradições populares que são transmitidos de geração para geração e ajudam a contar a história desse povo", explica o secretário Beto Favalessa. Quem anima o Cortejo do Boi Encantado é a Banda de Congo São Benedito de Itaparica, outra tradição muito forte do nosso município. O espetáculo começa às 19h, na EEEFM Primo Bitti.
CORTEJO DO BOI ENCANTADO E BANDA DE CONGO SÃO BENEDITO DE ITAPARICA
A partir das 19h na EEEFM Primo Bitti, em Coqueiral
Entrada franca
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 72ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 12ª Chamada