Construindo cidadania: acontece no próximo sábado a Assembleia final do Orçamento Participativo
Com um novo fazer político, desde 2005, a Prefeitura de Aracruz prioriza a transparência e uma maior integração entre Poder Público e comunidade que se dá através do Orçamento Participativo com reflexos diretos sobre a qualidade de vida da população. Após cinco anos o OP faz parte do calendário das lideranças e moradores do município que fazem o planejamento de suas reivindicações e propostas para serem debatidas. No próximo sábado (28), às 8h, na Câmara Municipal, se concretiza mais uma fase deste instrumento de democratização da gestão municipal: a Assembleia Final do Orçamento Participativo 2011.
No evento promovido pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Sempe), a comunidade estará reunida para conhecer as prioridades eleitas para o OP 2011, a implantação das orientações para capacitação dos delegados e coordenadores do OP e a eleição e posse dos 15 coordenadores das microrregiões do Orçamento Participativo 2011. Segundo a subsecretária da Sempe, Wany Ferrari, o OP é na prática, o exercício da democracia participativa. “É a forma de garantir a todo cidadão o acesso direto as decisões de planejamento e investimento. Este modelo de gestão esta sendo responsável pela transformação da sociedade de Aracruz, que se tornou parceira do poder público”.
Para o secretário da Sempe, Douglas Cerqueira, o OP é um instrumento que permite aos cidadãos participar diretamente dos rumos da administração. “Milhares de aracruzenses tem a chance de conhecer as contas da prefeitura e opinar sobre as obras, ações e serviços que devem ser feitos para garantir a satisfação da comunidade”. De acordo com o Prefeito de Aracruz, Ademar Devens, um novo modo de administrar e de fazer política foi implantado no município desde 2005. “Com a inversão de prioridades na utilização dos recursos públicos e a garantia da participação popular nas discussões e decisões sobre os destinos da cidade e de seus habitantes, foi possível a construção de uma cidade para todos, onde a comunidade se encontra e se integra através do OP. Este instrumento além de envolver uma parcela significativa da população, estabeleceu um diálogo entre poder público e população, com reflexos diretos sobre a qualidade de vida da comunidade”.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO
8h – Recepção e registro de presença
8h30 – Abertura Oficial
9h – Mensagem Inicial – Prefeito
9h30 – Palestra da Economista e Assessora da Sempe, Suely Mattos Souza
10h30 – Certificação dos Coordenadores do OP 2009/2010 – Wany Ferrari
10h45 – Eleição dos Coordenadores do OP 2011
11h – Apresentação das demandas das comunidades incluídas na Lei Orçamentária 2011.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / agiacomin@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento