Solidariedade: doar medula óssea não tem contra indicação e ajuda a salvar vidas
A doação de medula óssea é um ato de solidariedade, não tem contra indicação e pode salvar vidas. Com engajamento nessa causa, está sendo realizada hoje (15/09)em Aracruz a III Campanha de Doação de Medula Óssea, das 8h às 15h, na Praça São João Batista, Centro da cidade.
Para fazer a doação, a pessoa tem que ter entre 18 e 65 anos, apresentar documento com foto, ser saudável, não ter tido hepatite nos últimos dez anos, não ter ingerido álcool nas 24 horas anteriores à doação e almoçar três horas antes, caso queira fazer essa refeição. É importante destacar que, em 24 horas, o organismo já substitui todo o sangue retirado e, devido a isso, neste período o doador não pode consumir álcool e, após duas horas de doação, não fazer uso do cigarro.
De acordo com o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, “nesta campanha buscamos sensibilizar toda a comunidade para doação de medula óssea, enfatizando a necessidade de suprir a demanda da rede de saúde. É importante que o cidadão se conscientize quanto a importância de ser um doador e poder salvar vidas”, destacou.
DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
Os doadores de sangue também podem ser doadores de medula, e para isso, é só preencher um formulário com dados pessoais e permitir a coleta de 4 ml de sangue para testes, que determinam as características genéticas, necessárias para a compatibilidade entre paciente e doador. Após a coleta, o sangue é encaminhado para o Hemocentro em Vitória onde é analisado, por meio da mostra do material, se o sangue está saudável. Em seguida, se o sangue for compatível, o doador é convidado para fazer exames complementares e assim, a doação, que consisti na retirada de um líquido medular da bacia, procedimento feito em um único dia. O Governo Federal arca com todos os custos do processo de doação.
O transplante de medula precisa ser feito em pessoas que tem doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemias. Ainda é possível fazer a coleta por meio do cordão umbilical, logo após o parto. A campanha é coordenada pelo Laboratório Léllis, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz, Hemocentro do Espírito Santo, 25º Grupo de Escoteiros Jequitibá, Rotary Clube de Aracruz e apoio da Unimed e da Fraternidade Estrela de Ibiraçu.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br - vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Desenvolvimento Urbano realiza reunião on-line da quarta etapa da revisão do PDM
- Meio Ambiente destaca avanços do novo decreto de licenciamento ambiental em Aracruz
- Educação inicia cadastro e recadastramento do Passe Escolar para 2026
- Viveiro Municipal produz mais de 50 mil mudas durante 2025
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025