Lar São José realiza passeata em Jacupemba para mostrar a importância do Meio Ambiente para a vida

Publicado em: 17 de setembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Lar São José realiza passeata em Jacupemba para mostrar a importância do Meio Ambiente para a vida

Em comemoração ao Dia da Árvore, hoje (21), a Associação “Lar São José”, que atende crianças e adolescentes de Jacupemba, vai realizar uma passeata pelas principais ruas do distrito referente ao Projeto “Amar a natureza, preservar a vida”. O objetivo é criar nos assistidos da instituição, o amor à natureza e ao meio ambiente, desenvolvendo assim, a consciência ambiental. O projeto acontecerá durante todo o 2º semestre deste ano e terá uma atividade específica até dezembro. Para realizar o evento, a Associação conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz que fez a doação de seis árvores adultas de 'Ipê' para serem plantadas nas ruas por onde as crianças e adolescentes vão passar.

Além disso, a Semam doou seis mudas de 'Murtas' que serão plantadas em frente à casa de alguns moradores da localidade que, previamente, já autorizaram a plantação. A manutenção e cuidado com as plantas serão de responsabilidade do morador que a adotou e, as crianças e adolescentes do “Lar São José” vão acompanhar o desenvolvimento dessas plantas. A concentração da passeata será em frente a antiga Unidade de Saúde, às 7h30 e deve durar, aproximadamente, uma hora e meia. Cerca de 196 crianças e adolescentes, com idade entre seis e quinze anos, vão percorrer as ruas de Jacupemba trajando camisetas personalizadas e realizando coreografias sobre o tema “Ecologia e Meio Ambiente”. Além disso, na última sexta-feira (17) elas participaram de uma palestra sobre “Meio Ambiente”, ministrada pelo gerente de Arborização e Paisagismo da Semam, Márcio Pereira da Silva.

De acordo com a Irmã Odete, responsável pela Associação, nem todos entendem o significado que existe numa árvore. “Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Essencial para a vida, a árvore não só embeleza o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajuda a diminuir a poluição, porque dissolve o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produz oxigênio, muda a direção dos ventos, firma o solo das encostas e também, as margens dos rios. Através da madeira dos seus troncos ainda é possível colher matéria-prima para a fabricação de medicamentos e há ainda aquela que fornece frutos valiosos para a nossa alimentação”.

Para o secretário de Meio Ambiente, Olímpio Vieira Neto, devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. “Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta. No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta”, explicou o secretário.

HISTÓRICO DO DIA DA ÁRVORE

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia da Árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da Primavera – a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: