Fiscalização da Semam apreende 240 metros de redes de pesca ilegais no Piraqueaçu

A equipe da Gerência de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semam realizou nesta quarta-feira (22) uma incursão no rio Piraqueaçu, onde apreendeu 240 metros de redes ilegais de pesca. O material estava sendo utilizado por cinco pescadores na região de Lameirão. A equipe estava acompanhada por policiais militares, que fizeram o auto de apreensão do equipamento.
As redes apreendidas tinham malha inferior a 7 centímetros, o que é ilegal de acordo com a legislação ambiental. "Redes desse tamanho apanham também filhotes, que ainda não chegaram a idade reprodutiva. Isso prejudica a perpetuação das espécies", explica o fiscal da Semam, Kleriston Wandekooken. O material foi trazido para a sede da secretaria onde ficará retido.
Além das redes impróprias, os fiscais também constataram que apenas um dos pescadores portava a carteira que autoriza a atividade pesqueira no rio Piraqueaçu. Depois da apreensão do material, os fiscais fizeram um trabalho de conscientização com os pescadores, alertando sobre a importância da pesca sustentável, até para garantir o futuro da atividade, e para a necessidade de que todos se legalizem.
O secretário de Meio Ambiente do município, Olímpio Vieira Neto, faz um alerta a todos os que insistem em trabalhar de forma ilegal: "A equipe de fiscalização trabalha constantemente, mas no mês de novembro começa a piracema no Piraqueaçu, que é o período da desova dos peixes e, portanto, as ações vão se intensificar. Quem for pego praticando qualquer ação ilegal ou sem a carteira de pescador, será punido com rigidez".
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!