Prefeito Dr. Coutinho visita instalações do antigo prédio do Cema no bairro Jequitibá

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia de seus secretários de Obras e Infraestrutura (Semob), Rafael Borgo, Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo e Saúde (Semsa), Bernadete Coelho, esteve no bairro Jequitibá na tarde desta quarta-feira (13/01) para visitar e conhecer de perto as condições das antigas instalações do prédio construído para abrigar o Centro de Especialidades Médicas (Cema). Também estiveram presentes os vereadores Alexandre Manhães, Adriana Guimarães, André Carlesso, Carlito Candim, Etienne Coutinho Musso, Jean Pedrini, Léo Pereira, Lula, Marcelo Nena, Paim e Vilson Jaguareté.
O local que se encontra abandonado foi deteriorado pela ação do tempo, além de ter sido depredado por vândalos que ainda roubaram parte da estrutura elétrica. Diante de tal situação o prefeito Dr. Coutinho lamentou as condições em que se encontra o prédio e afirmou que buscará recursos e parcerias para tentar reaproveitar o que já foi construído. “A gente já sabe que atualmente não há nenhuma parceria com o Governo Estadual para finalizar essa obra. Desta forma teríamos que arcar com recursos próprios, o que infelizmente não temos condições. Vamos fazer uma avaliação junto à secretaria de obras para descobrir quais foram os erros técnicos de projeto e qual seria o custo final, que atualmente gira em torno de 10 milhões de reais. Após a reforma também saberíamos o que podemos aproveitar, por isso temos que buscar parcerias pois não temos poder de investimento, e é uma pena ver o abandono desse centro de especialidades médicas”, ressaltou.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo reafirmou que o maior desafio é justamente a falta de recursos, sendo que será possível reaproveitar bastante a estrutura principal. “Sem dúvida nosso grande desafio é conseguir o recurso necessário. A estrutura do local ainda é boa, porém as subestruturas como as redes de esgoto, parte da cobertura, acabamentos e a fachada precisam ser todas revistas, e pra isso temos que ter um trabalho de mapeamento”, disse.
Já a secretária de Saúde, Bernadete Coelho lembrou que a municipalidade poderá gerar uma grande economia com a relocação de setores de sua pasta para o prédio do Cema. “Temos que ver tudo com muita calma pois podemos oferecer uma proposta bem bacana. O local agrega vários serviços, por isso temos que avaliar todos os imóveis locados atualmente e o antigo projeto para saber como cada espaço desse seria usado. Temos que trabalhar com viabilidade pra saber quais seriam as adequações necessárias e o que poderíamos trazer pra cá para gerar economicidade. Temos que aproveitar o máximo o que foi feito aqui”, pontuou.
De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Lula, o legislativo reconhece a grande importância dessa obra finalizada para a população, e por isso buscará parcerias para ajudar o poder executivo a concluí-la. “O que vimos aqui é uma grande estrutura na qual devemos dar uma atenção especial. Não tenho dúvidas que o prefeito Dr. Coutinho e sua equipe vão viabilizar formas de fazer o acabamento dessa obra que está parada há muitos anos e é um grande anseio da população. Não podemos perder essa oportunidade de entregá-la. Posso afirmar que o legislativo se coloca à disposição do executivo na busca por emendas parlamentares e tentar ajudar a solucionar esse problema, o que trará grandes benefícios para nossa população”.
O espaço construído para abrigar o Cema tem uma área de 4.942,46 m² onde inicialmente teríam várias especificidades, entre elas um Centro de Reabilitação, os Programas de Hanseníase e Tuberculose, DST, a Saúde da Mulher, Diabetes, o Centro de Especialidade Médicas e a Unidade de Saúde da Família.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz