Secretarias de Educação e Obras realizam Levantamento da Situação Escolar em Aracruz

Publicado em: 24 de setembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretarias de Educação e Obras realizam Levantamento da Situação Escolar em Aracruz

Visando à melhoria da qualidade da educação básica, a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, em parceria com a Secretaria de Obras (Semob), está realizando desde o dia 08 de setembro o Levantamento da Situação Escolar (LSE) do município. O LSE foi elaborado pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido e testado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo uma ferramenta de gestão da rede pública.

No âmbito do LSE são detectadas as necessidades de reforma e ampliação de prédios escolares e de aquisição de mobiliário e equipamento (materiais didáticos), possibilitando o estabelecimento das prioridades de atendimento dentro da rede pública de educação e a garantia do cumprimento dos Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola (PMFE), estabelecidos pelo MEC. Além do levantamento dos insumos escolares considerados essenciais e necessários ao processo de ensino-aprendizagem. O sistema LSE faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) da Semed. Ao todo serão 54 instituições escolares visitadas e o trabalho está sendo realizado primeiramente nas escolas da sede do município. O LSE deve ser concluído em junho de 2011.

Para a Pedagoga da Semed Marta Comério, o sistema LSE é um importante instrumento de auxílio ao PAR. “O LSE é elaborado para ser um instrumento de coleta de informações sobre a situação das escolas de ensino fundamental do município identificando as que necessitam de maior aporte físico e financeiro para aumentar e qualificar o atendimento aos alunos”. Ainda segundo Comério, o levantamento dos dados que dizem respeito a: características da escola (Intervenções e dimensões; Infraestrutura básica; Água distribuída; Avaliação do Prédio; Entorno da escola; Características das circulações e Acessibilidade); características físicas dos ambientes escolares (Utilização do ambiente; Avaliação da estrutura e Acessibilidade); além do projeto arquitetônico (reforma e ampliação), está sendo feito pela equipe de arquitetura da Semob composta pelas arquitetas responsáveis Luciana Celin Nascimento Faria e Patrícia Souza Gomes Pignaton e os estagiários Lívia Helena d'Almeida Caniçali e Wever Alcino Montovanelli. Ainda fazem parte da equipe do LSE o técnico de Informática da Semed, Robson Aiolfi e a coordenadora Municipal, Marlene Zambon.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, o sistema LSE auxilia na tomada de decisão para o alcance dos padrões mínimos de funcionamento e melhoria das condições dos prédios escolares. “O LSE é o primeiro passo para a avaliação dos prédios escolares identificando além das condições físicas, a disponibilidade de mobiliário, equipamento, materiais didáticos e escolares existentes para que o município planeje as suas ações dentro dos padrões mínimos que são exigidos pelo MEC, melhorando dessa forma a qualidade do ensino”, explicou.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br

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