Profissionais da rede municipal participam do II Seminário do Ciclo de Formação em Aracruz
Aproximadamente 400 profissionais da rede municipal de ensino participam hoje (29), do II Seminário do Ciclo de Formação, na EMEF “Placidino Passos” (Polivalente), no Centro. Estavam presentes no evento professores do Ciclo da Infância (CI), Ciclo da Pré-adolescência (CPA), Auxiliar de Professor de Educação Especial (APEE), Equipe Multiprofissional, Técnicos da Secretaria de Educação (Semed) e representantes do Conselho Municipal de Educação e da Comissão de Ciclo.
Diversos temas que vão desde “Agrupamento” às “Práticas que consideram o percurso de desenvolvimento humano” são trabalhados com os participantes. Juntamente com estes assuntos, estão sendo abordados e debatidos, pelos professores, relatos de experiências do Ciclo de Formação. O evento termina com a palestra “Aspectos do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente: Uma contribuição da Psicologia à Educação”.
De acordo com a subsecretária de Educação, Andrea Cristina Almeida hoje, o debate é voltado às práticas pedagógicas, do Ciclo de Formação, que já está sendo implantado em Aracruz e que, ao mesmo tempo, tornou-se um grande desafio. “Temos que transformar nossas escolas num local de comprometimento para a comunidade e o educando. As escolas muito mais do que geradoras de conhecimento e informação devem ser locais onde a prática da cidadania seja uma constante, onde o educando tenha um desenvolvimento pleno, uma formação total em todas as dimensões: política, social, cultural e mental, sem diminuir a qualidade do ensino”.
Para a professora de Ciências, que trabalha com o primeiro Ciclo da Infância no município, Lourdes Antoniolli Aiolfi Piassarolo, a escolha em participar do relato de experiência 'o trabalho com agrupamento em Matemática e pasta avaliativa no Ciclo da Pré-adolescência', foi algo esclarecedor. “Este é o primeiro ano que trabalho com o Ciclo de Formação e, no relato que participei, pude conhecer melhor como é feito e desenvolvido o ciclo dentro da escola, como proceder com as pastas avaliativas do educando e nas assembleias que são realizadas com as famílias e os alunos”.
Já a pedagoga da Semed, Acácia Gleci do Amaral Teixeira, a opção pelo relato de experiência 'Práticas com o Ciclo da Infância na perspectiva da Educação para as relações Étnico-raciais', foi em razão da formação que o docente tinha sobre essas questões. “A formação que muito de nós professores tivemos, não visava um trabalho específico e diferenciado sobre as questões Étnico-raciais. Além disso, hoje é muito importante que nós enquanto educadores tenhamos conhecimento da aplicabilidade da Lei 10.639/2003 que está sendo implementada nas escolas. Isto é, um grande desafio, que os professores da rede municipal de ensino estão demonstrando que é possível vencer, ao buscar conhecimentos teóricos e colocá-los em prática no dia a dia em sala de aula”.
A presidente da Comissão de Ciclo e Técnica da Educação Básica da Semed, Raldinéia Marin Sarmenghi, destacou que “esses relatos contribuem para a prática do professor em sala de aula. O trabalho com o ciclo faz a gente pensar em uma escola em movimento, pensar nas diferenças”. O Seminário é promovido pela Secretaria de Educação, da Prefeitura de Aracruz, por meio do Setor de Educação Básica e da Comissão de Ciclo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada